Site Franklin Mano 70.109.198 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
06/10/2021 16h31
O DEPUTADO ESTADUAL ARILSON CHIORATO DEIXA AQUELA SAUDAÇÃO PRA VOCÊS...

ARILSON CHIORATO – 2021 / PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT / DEPUTADO DO ESTADO DO PARANÁ.

Arilson Chiorato está cumprindo seu 1º mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (2019-2023), tendo sido eleito em 2018, com 36.494 votos em 334 municípios paranaenses, fruto do seu trabalho a favor do interior, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Norte Pioneiro.

Atualmente o Dep. Arilson Chiorato é Presidente do PT no Estado do Paraná e mantém um escritório regional em Apucarana-PR, para facilitar as demandas de lideranças e da população do interior do Paraná.

Na Alep, o mandato do Deputado Arilson Chiorato é de resistência e coerência, sendo totalmente em defesa das lutas e conquistas dos trabalhadores, do povo excluído - marginalizado e em situação de rua, além de enfrentar com veemência os desatinos da extrema direita.

ARILSON CHIORATO – HISTÓRICO

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Arilson Maroldi Chiorato nasceu em 01/01/1978, na cidade de Ourizona, estado do Paraná, Brasil. É filho de comerciantes Laerte Parra Chiorato, 67 anos, e Lourdes Maroldi Chiorato, 64, aprendeu cedo a importância de estudar.

Cresceu na cidade de Ourizona, com pouco mais de 3 mil habitantes. Ao lado da irmã Aryanni e dos amigos, aproveitou o melhor da infância no interior. Brincou de bets na rua, jogou futebol e se divertiu nas cachoeiras da região.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Benoil, decidiu estudar em Maringá, assim como tantos colegas. Prestou vestibular em 1996 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde quatro anos depois se formou em Administração. Em 2004, fez Especialização em Gestão Pública Municipal também na UEM. De 2011 a 2013, se dedicou ao curso de Mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Em 1995, Arilson prestou concurso público para o cargo de assistente Tributário para a prefeitura de Ourizona. Foi chamado dois anos depois. Em 1999, assumiu a função de Diretor de finanças, cargo que ocupou até 2004.

De 2003 a 2007 foi consultor tributário, prestando serviços para várias prefeituras do Paraná e também em outros estados.

De 2007 a 2010, exerceu a função de chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e a coordenação geral do Paraná, onde trabalhou pelo desenvolvimento econômico e social de várias regiões, sobretudo na Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) e na Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP).

Na sequência, de 2011 a 2014, Arilson trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2015 e 2016, foi assessor no Senado Federal, em Brasília, onde se empenhou na busca de recursos para os municípios de todas as regiões do Paraná.

Nos anos seguintes, 2017 e 2018, atuou como assessor político para o Partido dos Trabalhadores em São Paulo.

VIDA FAMILIAR

Arilson é morador há seis anos do Núcleo Habitacional Afonso Camargo em Apucarana, cidade que adotou como sua desde que se casou com a professora de Educação Física Jane Reis, com quem tem um filho, o Benício, que nasceu no Hospital da Providência.

Registro Fotográfico: Dálie Felberg/Alep

CONTATO PROFISSIONAL

Site > https://arilsonchiorato.com.br/

Facebook > https://www.facebook.com/ArilsonChiorato

Instagram > https://www.instagram.com/arilsonchiorato/ 

Twitter > https://twitter.com/arilsonchiorato

YouTube > https://www.youtube.com/user/ArilsonChiorato

 

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 06/10/2021 às 16h31
 
30/09/2021 18h13
O DEPUTADO ESTADUAL JOÃO PAULO DEIXA AQUELE ABRAÇO PRA VOCÊS...

JOÃO PAULO – 2021 / PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT / DEPUTADO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.

João Paulo está cumprindo seu 4º mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (2019-2023), tendo sido eleito em 2018, com 29.442 votos.

Na Alepe, o mandato do Deputado João Paulo é de resistência e coerência, sendo totalmente em defesa das lutas e conquistas dos trabalhadores, das mulheres, dos índios, da população negra, LGBTI e da juventude.

JOÃO PAULO – HISTÓRICO

João Paulo Lima e Silva nasceu em 31/10/1952, na cidade de Olinda, estado de Pernambuco, Brasil.

João é graduado em Economia, com especialização em Relações Sindicais e Trabalhistas e mestrado em Inovação e Desenvolvimento pela Universidade FG, além de técnico em Edificações e Mecânica pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam).

A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE

A atuação política de João Paulo começou na época da ditadura militar, engajando-se, desde jovem, em movimentos como a Juventude Operária Católica (JOC), comissões clandestinas de fábrica e posteriormente, na Ação Católica Operária (ACO). Em 1978, incentivado pelo mestre Paulo Freire a intensificar os seus estudos nos campos político e social, João Paulo – à época, operário metalúrgico – participou de cursos de capacitação em política sindical na França, Itália, Espanha e em Portugal. Na volta ao Brasil, se engajou no movimento sindical e militou na clandestinidade no Partido Comunista Revolucionário (PCR), e em 1979 ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores no Estado de Pernambuco.

PRESIDENTE DA CUT E VEREADOR DO RECIFE-PE (1989-1991)

Em 1988, João Paulo foi eleito o primeiro Presidente da CUT Pernambuco em 1988 e também o primeiro vereador do PT no Recife, com 2.723 votos.

PREFEITO DO RECIFE-PE (2001-2009)

Nas eleições municipais de 2000, João Paulo foi eleito no segundo turno, tornando-se o primeiro prefeito operário da história do Recife, com 382.988 votos. Em 2004, candidatou-se novamente e venceu no primeiro turno, com 56,11% dos votos válidos, sendo vitorioso em todas as zonas eleitorais da cidade. Foi primeira reeleição de um prefeito no Recife.

Ocupando o cargo de prefeito do Recife realizou importantes obras em seus dois mandatos à frente da administração municipal, entre elas as ações de contenção de deslizamentos nos morros, o Carnaval Multicultural, a estruturação do Programa Saúde da Família (PSF) e a implantação da Academia da Cidade.

João Paulo foi eleito para a presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em 2005, entidade que congrega prefeituras de capitais e cidades de grande e médio porte das Regiões Metropolitanas do país. Em 2007, ele foi reeleito para o cargo. Nas duas gestões, João Paulo conduziu a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e na articulação e defesa dos interesses municipais junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. Como presidente da FNP, João Paulo integrou o Conselho Deliberativo da Sudene.

DEPUTADO FEDERAL DO BRASIL (2011-2015)

João Paulo foi deputado federal de 2011 a 2015. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene no Governo da Presidenta da República do Brasil, Dilma Rousseff.

DEPUTADO DO ESTADO DE PERNAMBUCO (1991-1999; 2019-2023)

João Paulo foi eleito quatro vezes deputado estadual por Pernambuco, em 1990, 1994, 1998 e 2018.

João Paulo em seus mandatos defendeu proposições legislativas que expressam a defesa dos direitos civis e sociais, como a prioridade para políticas públicas de educação, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Seu mandato é de resistência e coerência, em defesa das lutas e conquistas dos trabalhadores, das mulheres, dos índios, da população negra, LGBTI e da juventude.

CONTATO PROFISSIONAL

Facebook > https://www.facebook.com/joaopaulopt13/

Instagram > https://www.instagram.com/joaopaulo_pcdob/?hl=pt-br

Publicado por Site Franklin Mano
em 30/09/2021 às 18h13
 
30/09/2021 10h22
O DEPUTADO FEDERAL NILTO TATTO DEIXA AQUELE ABRAÇO PRA VOCÊS...

NILTO TATTO – 2021 / PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT / DEPUTADO FEDERAL DO BRASIL POR SÃO PAULO.

Nilto Tatto é Deputado Federal por São Paulo na atual Legislatura da Câmara dos Deputados do Brasil (2019-2023) e foi reeleito em 2018 com 124.281 mil votos.

Em 2019, coordenou a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal. É titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de integrar as Comissões de Legislação Participativa e do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Também compõe o Grupo de Trabalho de um novo marco de Licenciamento Ambiental e diversas Frentes Parlamentares, com destaque para Defesa dos Povos Indígenas, em Defesa das Comunidades Quilombolas, das Organizações da Sociedade Civil, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em Defesa da Reforma Urbana e dos Movimentos de Luta por Moradia, e da Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana.

O Deputado Nilto Tatto também tem enfrentado com veemência, o desgoverno de extrema direita, que de forma sorrateiramente tem insistido em reduzir e retirar direitos, anteriormente conquistados com muita luta pela população brasileira.

NILTO TATTO – HISTÓRICO

Nilto Ignacio Tatto nasceu em 31/07/1963, na cidade de Frederico Westphalen, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Nilto Tatto migrou ainda criança para cidade de Corbélia, estado do Paraná, onde viveu até a adolescência, ajudando a família em uma pequena propriedade rural. Em 1978, com 14 anos de idade, mudou-se com a família para a Capela do Socorro, bairro periférico da zona Sul da cidade de São Paulo, estado de São Paulo.

Nilto Tatto  ingressou na Pastoral da Juventude por meio das Comunidades Eclesiais de Base, o berço de sua atuação nos movimentos sociais. A intensidade de sua atuação social aproximou Tatto das lutas sindicais do final dos anos 1970 e início da década de 1980, levando-o a ingressar no Partido dos Trabalhadores (PT), onde se transformou numa das principais referências na área socioambiental.

Nilto Tatto  foi líder estudantil nos anos 1980, período em que cursou Estudos Sociais, Lecionou na rede pública e se especializou em Administração para Organizações Não Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre 1983 e 1994, administrou o Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), instituição que assessorava o movimento de trabalhadores do campo, operário, indígena e de educação popular. No Cedi atuou na capacitação administrativa para o Conselho Nacional dos Seringueiros em Rio Branco (AC), na época liderado por Chico Mendes, e para a União das Nações Indígenas em São Paulo e no Acre, liderada por Ailton Krenak.

Em 1987 ajudou a fundar a Espaço de Formação Assessoria e Documentação, organização da sociedade civil localizada no bairro Cidade Dutra, com atuação na área de educação e meio ambiente.

Na Espaço, atuou até 1994 como voluntário e assessorou diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova-SP), ajudando a implementar vários núcleos de alfabetização na zona Sul de São Paulo. Articulou também diversas iniciativas em defesa dos mananciais de São Paulo.

Com o encerramento das atividades do CEDI, em 1994, participou da fundação do Instituto Socioambiental (ISA), do qual foi secretário executivo a partir de 1999. Também coordenou ações e projetos de assessoria e capacitação em gestão administrativa para diversas organizações indígenas como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e a Associação Terra Indígena do Xingu (Atix).

Entre 1999 e 2001, coordenou o Projeto de Manejo Florestal Xikrin do Cateté desenvolvido pelo  ISA com os índios Xicrin do Cateté, no município de Paraupebas (PA), tendo sido o primeiro projeto de manejo florestal em Terra Indígena no Brasil.

Em 2004, passou a coordenar o Programa Vale do Ribeira do ISA – cargo que ocupou até março de 2014 – Nilto Tatto enfrentou o desafio de dar visibilidade à luta das comunidades quilombolas e de articular a implantação de políticas voltadas à manutenção da rica diversidade da região com o menor IDH do Estado.

Em 2009, Nilto Tatto recebeu o Prêmio Dorothy Stang de Direitos Humanos na categoria humanidade por sua atuação em projetos de alternativas econômicas sustentáveis e geração de renda junto às comunidades quilombolas no Vale do Ribeira.

Ao longo de sua trajetória, ministrou palestras em diversas partes do Brasil, na Europa, África, América Central e Estados Unidos, tendo também, atuado junto a comunidades tradicionais de Angola. Este conjunto de experiências junto à sociedade civil é que nos assegura que Nilto Tatto continuará contribuindo na Câmara dos Deputados na direção de um Brasil mais justo e sustentável.

DEPUTADO FEDERAL (2015-2019)

Nilto Tatto foi eleito Deputado Federal do Brasil em 2014, com 101.196 votos, com mandato de 01/02/2015 até 01/02/2019.

Na Câmara Federal do Brasil, pautou sua atuação em temas como garantia de direitos das comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, indígenas, caiçaras), luta pela reforma agrária, agricultura familiar, unidades de conservação; redução do uso de agrotóxicos, estímulo a agroecologia. Enfim, tem centrado sua atenção as questões socioambientais.

Em 2017, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Integrou a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Comissão Mista do Orçamento. Além de comissões especiais como: PEC 215 (terras indígenas), PEC 15907 (que destina recursos da Cide-combustíveis para o financiamento de projetos de mitigação de impactos socioambientais decorrentes da produção de biocombustíveis). PL 82715 (Lei de Cultivares), PL 161096 (Mineração em Terras Indígenas), Subcomissão Permanente em Defesa dos Animais, dentre outras. Teve atuação destacada como membro titular da CPI Funai/Incra, inclusive na elaboração do Relatório Alternativo ao apresentado pela base governista.

Como relator do PL 6.268/16 (PL da Caça), recomendou o arquivamento da proposta que visa liberar a caça de animais silvestres no Brasil.

Nilto Tatto, é o relator da Comissão Especial para a criação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos, prevista no Projeto de Lei 6670/16, que visa adotar medidas que estimulem a redução do uso de agrotóxicos e promovam práticas sustentáveis como a agricultura orgânica e a agroecologia.

SECRETÁRIO NACIONAL DO PT

Em 2017, Nilto Tatto foi eleito Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.

CONTATO PROFISSIONAL

Site > https://www.niltotatto.com.br/

Facebook > https://www.facebook.com/niltotattosp/

Instagram > https://www.instagram.com/niltotatto/

Twitter > https://twitter.com/NiltoTatto

YouTube > https://www.youtube.com/c/NiltoTattoCanal/

 

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 30/09/2021 às 10h22
 
24/09/2021 18h00
A VEREADORA PROFESSORA LILIAM DEIXA AQUELA SAUDAÇÃO PARA VOCÊS...

Liliam Faria Porto Borges é Brasileira, nasceu em 27 de fevereiro de 1966. Natural do interior de São Paulo e reside em Cascavel no Paraná desde 2000. É casada com o professor e militante petista Paulo Porto. Mãe do Hildo, Caetano e Laura. Está em seu primeiro mandato eletivo e luta cotidianamente por um mundo mais justo.

É professora e pesquisadora da Unioeste. Bacharela e licenciada em História pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mestre em Educação pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, doutora em Educação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e pós-doutora em Educação pela Unicamp. Sua área de pesquisa e atuação é política educacional e educação do campo pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais.

Trabalhou por 12 anos na educação básica no estado de São Paulo como professora de História. Na Unioeste, foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e compôs o grupo que, junto aos movimentos de Reforma Agrária, constituíram os primeiros cursos superiores de educação do campo no Paraná.

Foi Pró-Reitora de Graduação (2012/2016), gestão que ampliou as cotas para 50% de todos os cursos, implementou o Sisu e fez ampla reforma do vestibular democratizando o acesso. A gestão também realizou a reforma das Diretrizes do Ensino de Graduação e trabalhou na consolidação da assistência estudantil e pedagógica e na viabilização dos restaurantes universitários em todos os campi, além de implementar o nome social e os programas federais de bolsas estudantis.

Entre 2018 e 2020 foi presidenta da Seção Sindical de Docentes da Unioeste (Adunioeste) vinculada ao Andes - Sindicato Nacional, no difícil enfrentamento ao desmonte promovido pelo governo estadual.

Atualmente está vereadora em Cascavel pelo Partido dos Trabalhadores (PT), compreendendo a importância da presença de mulheres vinculadas à classe trabalhadora na Câmara Municipal, para que possam abrir os espaços de poder para a representação plena de nossas bandeiras em favor da educação e dos demais serviços públicos, da agricultura familiar e da agroecologia, da juventude, das pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, da causa animal e da cultural. Seu mandato é a união de muitas diversidades, mas também o resultado da partilha de um projeto de mundo comum: feminista, antirracista, justo e sustentável. 

CONTATO PROFISSIONAL

Facebook > https://www.facebook.com/professoraliliam/

Instagram > https://www.instagram.com/professoraliliam/

Twitter > https://twitter.com/profaliliam

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 24/09/2021 às 18h00
 
23/09/2021 18h51
A DEPUTADA FEDERAL MARÍLIA ARRAES DEIXA AQUELA SAUDAÇÃO PRA VOCÊS...

MARÍLIA ARRAES – 2021 / PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT / DEPUTADA FEDERAL DO BRASIL POR PERNAMBUCO.

Marília Arraes é a Única Mulher Deputada Federal por Pernambuco na atual Legislatura da Câmara dos Deputados (2019-2023) e foi eleita com 193.108 mil votos. Marília também é a Segunda Mulher da História a ocupar o cargo de Segunda Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados do Brasil.

MARÍLIA ARRAES – HISTÓRICO

Marília Arraes nasceu em 12/04/1984, na cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil. É casada com o biomédico André Cacau, mãe de Maria Isabel, e está com 06 meses de gestação - sua segunda filha se chamará Barbara.

Marília Arraes foi Secretária de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco (2007-2008), Vereadora por três mandatos na cidade do Recife-PE (2009-2019), Secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Estado de Pernambuco (2013-2014).

Em 2020, foi candidata a Prefeita do Recife-PE e se tornou a primeira mulher da história da cidade a disputar o segundo turno da eleição municipal do Recife.

Marília iniciou sua militância ainda muito jovem, inspirada pelo seu avô, Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife, ex-deputado federal) e seguiu atuando no movimento estudantil, quando ainda cursava a Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife-PE.

A Parlamentar é uma Pernambucana que carrega desde a origem o temperamento aguerrido do povo nordestino. A Parlamentar se transformou em referência política em Pernambuco pela ousadia em enfrentar o poder estabelecido e também pelos resultados concretos do trabalho que realizou durante sua trajetória.

CONTATO PROFISSIONAL

Câmara Federal > https://www.camara.leg.br/deputados/204428

Facebook > https://pt-br.facebook.com/arraes/

Instagram > https://www.instagram.com/mariliaarraes/

Twitter > https://twitter.com/MariliaArraes

YouTube > https://www.youtube.com/c/Mar%C3%ADliaArraesPE/

Publicado por Site Franklin Mano
em 23/09/2021 às 18h51
Página 10 de 237
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »