Rafael Nascimento é um Compositor e Violonista Brasileiro, que começou a tocar violão aos 15 anos de idade, por influência de um amigo que lhe mostrou os primeiros acordes no violão.
Buscando ampliar seus conhecimentos, iniciou seus estudos no conservatório da ULM/SP tendo aulas de violão erudito com Sidney Gimenez e violão popular com Alessandro Penezzi, onde aperfeiçoou a prática de acompanhamento para samba e choro.
Desde cedo ministrou aulas de violão, vindo a desenvolver o projeto “Oficina de Música” este mesmo tendo apoio do programa Aprendiz Comgás e patrocínio da construtora Azevedo Travassos (ano).
Participou do projeto TIM Música nas Escolas, ministrando oficinas de pratica de choro.
Em sua trajetória, Rafael participou de trabalhos envolvendo teatro e dança, entre eles, o espetáculo “Peças e Pessoas”, que teve a iniciativa do Sesc Itaquera, com direção de Charles Raszl, Calixto Inhamus e Ricardo Iazetta. Também integrou o grupo de estudos de percussão corporal de Fernando Barbosa (Barbatuques).
Acompanhou o grupo de choro do Sesc Itaquera, realizando a abertura de diversos show como Yamandú Costa, Chico César e Vânia Abreu. Atualmente é integrante dos grupos choro Regional do Babeche e Sacudindo o choro, tem ainda, um Duo com o Violonista Bruno Vinci Chamado "NasicmentVinci".
Lançou em 2012 seu primeiro cd solo “Inspiração” com arranjos originais e composições de sua autoria além de compositores da nova geração do violão brasileiro como Yamandú Costa e Alessandro Penezzi e ainda clássicos do choro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Garoto.
O cd tem a participação especial dos músicos: Alessandro Penezzi, Luizinho 7 Cordas e Isaías do Bandolim.
Em seus trabalhos atuais inclui seu canal do Youtube, onde mostra vídeo aulas de violão brasileiro e arranjos para violão solo, gravação do primeiro disco do Grupo Sacudindo o choro chamado "Quebra Cabeça" e o trabalho na área de ensino na ONG "Vivendo com arte" onde ministra aulas de violão e acompanha o coral infantil.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > www.rafanascimento.net
Contatos > +55 11 96448-9269
Email > rnascviolao@gmail.com
Youtube > http://www.youtube.com/watch?v=-IcIBdjj4zM
Soundcloud > http://soundcloud.com/rafael-nascimento-5/bai-o-da-minha-terra
Soundcloud > http://soundcloud.com/rafael-nascimento-5/frevaricando
Itárcio Ferreira nasceu em Carpina, Cidade da Zona da Mata do Estado de Pernambuco, em 1962, sob o signo escorpião.
Com um ano de idade a poliomielite o abraçou, como uma camisa de força a um louco, deixando sequelas no seu corpo e na sua alma, mas também matéria para a poesia.
Publicou seu primeiro livro de poemas em 1983 – SE NÃO CONTO, PELO MENOS GRITO. Também escreveu contos e teve um livro editado em 1991 – A CONSTRUÇÃO E OUTROS CONTOS. Em 2002 gravou um CD – MARACATU PRÁ ELA – via Sistema de Incentivo a Cultura do Estado. Em breve estreará um canal de música no YouTube onde interpretará canções autorais.
Em 2016 lançou TODA COLHEITA, com toda a sua produção de poemas escritos desde 1979 até o final de 2015. São seis livros em um só volume.
CONTATO PROFISSIONAL
E-mail > itarcio2@gmail.com
Kwame Sousa nasceu na roça Agostinho Neto em São Tomé e Príncipe em Abril de 1980. Descobriu o gosto pela arte, no final do ensino pré-universitário, sob a influência de colegas, e começou a desenhar como autodidata. Em 2001 foi um dos vencedores do projeto experimentação 01, que marcou a sua apresentação ao público na galeria Teia de Arte. Em 2002 frequentou na galeria Teia de Arte, vários workshops com artistas de diversas parte do mundo, que lhe permitiram a ligação e troca de experiências com diferentes linguagens artísticas. No mesmo ano integrou, juntamente com o artista João Carlos Silva e outros, o grande projecto da II Bienal de Arte de São Tomé e Príncipe.
Ainda em 2002 expôs no Instituto Politécnico do Porto (Portugal), tendo-se seguido várias exposições individuais e colectivas em São Tomé e em vários outros países. Começou em 2004 o seu percurso académico em Portugal, tendo passado pela EPAOE – Escola de Artes e Ofícios do Espectáculo (CHAPITO) e em seguida pela AR.CO – Escola de Arte Independente, onde estudou pintura e desenho. Recentemente, em 2014, participou na Bienal de Arquitectura de Veneza e no Festival de Cinema de Lisboa com o vídeo MiongaHouse – um projecto em conjunto com o artista plástico Rene Tavares. Neste momento colabora com o projecto CACAU – Casa das Artes Criação Ambiente e Utopia em São Tomé e Príncipe, com a galeria ZERO POINT ART (galeria e espaço de arte contemporânea) em Mindelo, Cabo Verde, com a fundação ROÇA MUNDO, em São Tomé e com o portal BUALA – portal de cultura contemporânea. Com exposições realizadas em diversas galerias espalhadas pelo mundo e participação em varias edições da Bienal de São Tome e Príncipe, Kwame Sousa pertence a terceira geração de artistas do seu país e atualmente é considerado um dos artistas plásticos contemporâneo mais influentes de São Tome e Príncipe.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2016 | “IN THE REALM OF KING AMADOR” DROOG DESIGN gallery Holanda
2016 | “FAZER O PEIXE RENDER EM PORTIMÃO” Museu de Portimão
2016 | “REINO ANGOLAR” Galeria CACAU São Tomé
2015 | “FRAGMENTOS” Instituto Camões São Tomé
2013 | “ANIMAL COLOR” Galeria Arte Kaos Itália
2012 | “IDENTITY OF” Galeria Zero Point Arte Cabo Verde
2011 | “BOLD” Galeria CACAU São Tomé
2009 | “ESPAÇOS” Galeria Paletro Coimbra Portugal
2008 | “PONTAS SOLTAS” Instituto Camões São Tomé
2008 | “PEACE OTHER FACE OF WAR” Galeria Teia de Arte São Tomé
2007 | “MULHERES PORQUE?” Galeria Teia de Arte São Tomé
2006 | “TRAÇOS” Galeria Teia de Arte São Tomé
2005 | “RAIZES” Galeria Teia de Arte São Tomé
2004 | “RAIZES DE ÁFRICA” Galeria Teia de Arte São Tomé
2003 | “CRIAÇÃO” Galeria Teia de Arte São Tomé
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS
2014 | “Bienal de Arquitectura de Veneza” Itália
2014 | “Festival de filme de Bamako” Mali
2014 | “Lisbon Festival Film” Portugal
2013 | “VII Bienal de Arte e Cultura" São Tomé e Príncipe
2013 | “Meeting STP” Galeria Arte Vesie Amesterdão Holanda
2012 | “Um Olhar Sobre Tchiloli” Galeria CACAU São Tomé
2011 | “Finalista da AR.CO” Portugal
2009 | “Tendências” Galeria Teia de Arte São Tomé
2008 | “África Now” World Bank Main Complex Washington USA
2008 | “Traços”Galeria Teia de Arte São Tomé
2007 | “Retorno” Galeria Chiado e Arte Portugal Lisboa
2006 | “IV Bienal de Arte e Cultura” São Tomé e Príncipe
2006 | “Trienal de Luanda” Angola
2005 | “Centro Nacional de Cultura” Portugal
CONTATO PROFISSIONAL
E-mail > kwamesouza@gmail.com
Reeleito para o segundo mandato com 44.562 votos, Diogo Moraes ocupa atualmente a função de primeiro-secretário da Alepe pelo segundo biênio consecutivo. Em 2010, foi eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa com 36.246 votos, e, na época, presidiu as Comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura. Também integrou a Comissão de Finanças (vice-presidente) e na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (suplente). Exerceu, ainda, o cargo de vice-líder do governo Eduardo Campos.
Além de ser defensor da interiorização do desenvolvimento, Diogo Moraes tem como bandeira a defesa dos direitos do consumidor e a inclusão social. O deputado é autor da Lei 1629/2013, que obriga as locadoras de veículos, locadoras de táxis, cooperativa de táxis e empresas afins a reservarem 2% do total das suas frotas com veículos adaptados para atenderem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Com raízes políticas herdadas do pai, o ex-deputado estadual Oséas Moraes, Diogo Moraes iniciou a militância ainda muito jovem. Em 2006, participou da coordenação da campanha do então candidato a governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na região do Pólo de Confecções. Em 2008, foi eleito o terceiro vereador mais votado em Santa Cruz do Capibaribe, com 2.644 votos. Atuou como presidente da Câmara Municipal e presidente da Comissão de Obras e Urbanismo da Casa.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://www.alepe.pe.gov.br/parlamentar/diogo-moraes/
A Deputada Terezinha Nunes está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Entre os principais objetivos de sua atuação parlamentar, estão a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, a erradicação da violência contra mulheres, e o respeito ao Código de Proteção aos Animais. A parlamentar ocupa as vice-presidências das Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Ciência e Tecnologia.
Em mandatos anteriores, Terezinha foi presidente das Comissões de Cidadania e de Ciência e Tecnologia e vice-presidente da Comissão de Educação. Foi membro ainda das Comissões de Justiça e de Meio Ambiente e coordenadora da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. Com forte atuação na defesa ambiental, a deputada é autora do projeto que deu origem à Lei de Nº15.226/2014, que criou o Código Estadual de Proteção aos Animais.
Terezinha Nunes é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Estruturou sua carreira profissional atuando em alguns dos principais órgãos de comunicação do País, como a Revista Veja, Jornal O Globo, Jornal do Brasil e Jornal do Commercio. Ocupou seu primeiro cargo público em 1992, quando assumiu a Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife, durante a gestão Jarbas Vasconcelos. Em 1999 passou a comandar a Secretaria de Imprensa Estadual. Em 2003 comandou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, quando implementou projetos inovadores nas áreas de habitação, trânsito e transporte, comércio popular, tratamento de resíduos sólidos e reestruturação urbana.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://www.alepe.pe.gov.br/parlamentar/terezinha-nunes