O Secretário Estadual de Pernambuco o Sr. Paulo Roberto Xavier de Moraes – SECRETARIA EXECUTIVA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS, organizou o SEMINÁRIO REGIONAL: PERNAMBUCO PELOS DIREITOS HUMANOS, que aconteceu no Município de Caruaru, Local: CAA - Centro Acadêmico do Agreste - UFPE - Universidade Federal de Pernambuco.
O Secretário realizou uma ampla convocação dos Municípios, cumprindo seu papel constitucional de socializar suas ações de promoção e defesa dos direitos para os que dela necessitam, o melhor resultado do Seminário, foi o dialogo das políticas públicas a fim de assegurar direitos humanos que são “fundamentais e complexos” de uma população multicultural como a Pernambucana, possibilitando a reafirmação que Pernambuco vive a era dos direitos, a era das parcerias entre Estado e Municípios, onde promoveu o dialogo democrático, dando espaço para cada município com suas peculiaridades, desde o de pequeno ao grande porte: fazer cobranças, resaltar os pontos positivos, e criar propostas afim de viabilizar soluções conforme o diagnostico levantado individualmente, afim de formular um prognostico para fomentar as necessidades em geral do Estado.
Na Apresentação Geral da Temática no Auditório da UFPE – Caruaru, foi aberta pela Mestra Cerimonial (Manina, personagem Maria Mediação) falaram o Secretário do Estado Paulo Moraes, o Coordenador do MST/PE (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) Jaime Amorim, e após ouve Apresentação Instrumental de Flauta dos alunos (9 a 14 anos) do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do Município de São Bento do Una.
O seminário Regional Pernambuco pelos Direitos Humanos encerrou a semana de direitos humanos do agreste central que realizou 82 ações em todas as cidades da região. Foram oficinas, seminários, debates, audiências públicas e atendimentos à população que visam reforçar a capacitação dos servidores públicos das várias áreas que integram as políticas de direitos humanos, a exemplo de conselheiros tutelares, assistentes sociais, policiais e professores da rede pública.
Após o almoço entre 12 e 14 horas foram divididos 04 (quatro) grupos, em salas separadas, as temáticas debatidas pelos grupos foram:
1. Crianças, Adolescentes e Idosos.
2. Mulheres, Negros, Pessoas com Deficiências e LGBT.
3. Meio Ambiente
4. Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas.
Compondo o grupo 02 (dois) MULHERES, NEGROS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E LGBT.
Debati com aproximadamente 50 representantes de diversos municípios a importância da efetivação plena dos direitos e deveres desses grupos, que até a presente data encontram-se parcialmente marginalizados.
Dei meu depoimento como Portador de Esquizofrenia Paranoide, deficiência de ordem mental, mostrando de forma geral as dificuldades de inclusão social, trabalhista e educacional que os deficientes mentais e físicos encontram, tentando viabilizar uma sensibilidade nos agentes de órgãos públicos e privados para um melhor atendimento, e fim do estigma.
No que se tratou sobre LGBT (homoafetividade) os membros foram divergentes nos entendimentos, outra vez tive a necessidade de me identificar como Niilista (corrente filosófica) e mediar o conflito entre religiosos e laicos, enfatizando que a tolerância e o respeito mútuo devem existir, para que não haja a violência física e mental entre as partes, mas infelizmente não chegamos a um consenso, motivo: uns afirmavam que a Bíblia é homofóbica, enquanto outros que a Legislação que libera o casamento homoafetivo no Brasil afronta os bons costumes (um reflexo da intolerância social que ainda existe na sociedade).
Quando o tema foi NEGROS (Afrodescendentes) defendi que as bibliotecas municipais deveriam ter livros nos mais variados temas de escritores negros: Brasileiros e Estrangeiros, o que hoje ocorre em insignificante escala, citei colegas que tem relevantes obras para a humanidade, escritores e artistas de Moçambique/África (alguns residem em Portugal e Alemanha/Europa), Aurélio Manuel Furdela, Delmar Gonçalves, Sangari Okapi (escritores) Vasco Manhiça e Makonde Ntaluma (escultores e pintores), e a importância de um intercambio cultural, não só nos municípios de grande porte, mas também de pequeno porte, para que as pessoas tenham contato direto com os criadores, e com suas obras.
Quando debatemos MULHERES resaltamos que apesar dos direitos conquistados pelas mulheres ao longo dos últimos anos, como no mercado de trabalho, elas ainda enfrentam preconceitos. Ainda persiste a exclusão feminina na distribuição dos cargos de liderança, mesmo com relativo avanço. No Brasil, as mulheres já são 97,3 milhões, contra 93,4 milhões de homens, entretanto, a maioria dos cargos de chefia e os melhores salários ainda são dominados pelos homens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as mulheres ampliaram sua participação na população economicamente ativa, que passou de 44,4%, em 2003, para 46,1%, em 2012. A cada dia aumenta o número de mulheres que assumem o papel de provedoras e chefes de família, o que demonstra uma evolução significativa na igualdade de direitos, a prova disso é que temos uma mulher na Presidência da Republica.
O Seminário surpreendeu pela quantidade de inscritos, foram 320 representantes, de todos os municípios da REGIÃO AGRESTE CENTRAL, a logística do evento estava preparada para receber e atender a todos, o que se viu foi uma equipe altamente preparada, desde a seleção dos palestrantes, facilitadores, até a recepção, ficando explicito o compromisso do Governo do Estado de cumprir seu papel na defesa e promoção dos Direitos Humanos, quando optou pela viabilização de suas ações em todos os Municípios do Estado de Pernambuco.
Site Oficial SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS http://www2.sedsdh.pe.gov.br/web/sedsdh/home
Redação: Escritor e Gestor Público Franklin Mano
ACTO DE POSSE E ENTREGA DO DIPLOMA DE ACADÉMICO NA SESSÃO SOLENE DE 11 DE SETEMBRO DE 2013, PELA ALA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES - Monte Estoril, LISBOA/PORTUGAL.
Cópia da Carta Original
No dia 12 de julho de 2013, o Escritor Franklin Mano, recebeu uma CARTA da Instituição ALA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES - Monte Estoril/LISBOA/PORTUGAL, que tem como PRESIDENTE o CONDE, PROFESSOR, DOUTOR António da Costa Albuquerque de Sousa Lara.
Foi Nomeado por Unanimidade ACADÊMICO CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO NA CLASSE DE LETRAS.
Cópia da Carta Original.
Edição: Assessoria do Escritor Franklin Mano.
Projeto de Resolução Nº 1387/2013 (Concluída/Arquivada)
|
Ementa: |
Concede título de Cidadão Honorífico de Pernambuco ao senhor Franklin Emmanuel da Silva Mano. |
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Art. 1º Fica concedido o título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao senhor Franklin Emmanuel da Silva Mano.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
Na expectativa de justificar a concessão do Título de Cidadão Honorífico do Estado de Pernambuco a Franklin Emmanuel da Silva Mano, nosso querido Escritor, RG nº 7.506.484 SDS/PE e CPF nº 063.881.954-74
Nascido em 2 de dezembro de 1986, na Cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, Franklin Emmanuel da Silva Mano é filho de Anacleto Mano da Silva e de Maria de Fátima da Silva. Solteiro, é formado em Gestão Pública (2011), com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades (2012) pela Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba – FATEC.
O Escritor e Gestor Público Frankiln Emmanuel da Silva Mano criou um janeiro de 2010 seu site oficial www.frankilnmano.com que tem mais de cinco milhões de acessos, e leitores em 72 países segundo dados do site RECANTO DAS LETRAS (UOL).
Lançou no ano de 2011 o livro ÂMAGO ISBN nº 978-85-7923-275-6, no ano de 2012 os livros SEM FILTROS DIRETO NO CÉREBRO ISBN nº 978-85-7923-642-6 e EM PEDAÇOS POR INTEIRO ISBN nº 978-85-7923-643-3, livros comentados por personalidades nacionais e internacionais, publicados pela EDITORA BARAÚNA.
No ano de 2011 foi selecionado com a poesia SAUDADES para Antologia Poética - I CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS 2011 PRÊMIO AUGUSTO DOS ANJOS ISBN nº 858594332-7, no ano de 2012 foi selecionado com a poesia POR TODA A ETERNIDADE para Antologia Poética - CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS 2012 - PRÊMIO SARAU BRASIL ISBN nº 858576670-0, no ano de 2013 foi selecionado com a poesia ANTES DO FIM para Antologia Poética - CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS - PRÊMIO Poetize 2013 ISBN nº 85-352-0023-1, publicados pela EDITORA VIVARA.
Tendo abrilhantado com seus trabalhos ora como Escritor, ora como Gestor Público o nome do Estado de Pernambuco.
Assim, com o acima exposto, espero ter dado o embasamento necessário à proposição, em face dos relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco pelo senhor Franklin Emmanuel da Silva Mano, esperamos ver a presente proposta aprovada pelos nobres Pares desta Casa.
Sala das Reuniões, em 10 de abril de 2013.
José Humberto Cavalcanti
Deputado
Link com o Projeto de Resolução >
http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/verprojeto.php?grupo=6&paginapai=3599/3596&dep=4459&numero=1387/2013&docid=21AA0753E1EAE72803257B4900578801
EDIÇÃO: ASSESSORIA DO ESCRITOR FRANKLIN MANO
O Livro de Poesias “EM PEDAÇOS, POR INTEIRO” do Escritor Franklin Mano, lançado em dezembro de 2012 foi comentado por renomados roqueiros Brasileiros “ANDREAS KISSER, LEONI, BOZZO BARRETTI, e CLEMENTE NASCIMENTO”, e em quatro meses de venda chegou a marca de 8 mil exemplares vendidos na modalidade impresso, e 13 mil exemplares na modalidade e-book (livro digital), sendo comercializado no Brasil, Moçambique e Portugal.
Fonte: Editora Baraúna
Link > http://www.editorabarauna.com.br/em-pedacos-por-inteiro.html
Livro a Venda
Link > http://www.franklinmano.com/livros.php
ANDREAS KISSER COM O LIVRO >
EDIÇÃO: REDAÇÃO ASSESSORIA.