Humberto Costa é senador pelo estado de Pernambuco, 2° Vice-Presidente do Senado Federal e Presidente eleito do Parlamento do Mercosul (ParlaSul).
Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), é o atual presidente nacional da legenda, o primeiro pernambucano a ocupar o cargo.
É médico e jornalista, pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica, Psiquiatria e Ciência Política.
Foi o primeiro ministro da Saúde do presidente Lula e responsável pela criação de programas como o Samu 192, o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente, além da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).
Também foi o vereador mais votado da história do Recife, deputado estadual e deputado federal, secretário municipal de Saúde do Recife e secretário de Estado das Cidades de Pernambuco.
Em 2010, foi eleito o primeiro senador do PT pernambucano. Desde 2011, quando assumiu o primeiro mandato no Senado Federal, figura entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Diap.
Foi apontado como um dos três senadores mais competentes do país pelo Atlas Político, da Fundação Lemann, como um dos melhores do Senado pela Arko Advice e pelo Congresso em Foco, pelo qual também foi eleito o segundo melhor senador do Brasil e o melhor do Nordeste.
Em fevereiro de 2016, Dilma Rousseff o escolheu para líder de seu governo no Senado, cargo que ocupou até o dia 12 de maio daquele ano, data em que a presidenta eleita foi deposta por um golpe parlamentar. Em 2017, virou líder da Oposição ao governo Michel Temer, cargo que ocupou até 31 de dezembro de 2018.
Por cinco vezes, foi eleito para liderar a bancada do PT no Senado Federal. Em 2018, foi reeleito para o mandato de senador para o período 2019-2027. De 2019 a 2021, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado e, no biênio 2022-2024, presidiu a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa.
CONTATO PROFISSIONAL
Site Oficial > https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/5008