Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
03/02/2023 10h44
FRANÇOIS MOÏSE BAMBA DEIXA AQUELA SAUDAÇÃO PRA VOCÊS...

François Moïse Bamba, nasceu na cidade de Bobo-Dioulasso, estado de Houet, Burkina Faso. (país no Oeste da África)

François Moïse Bamba, é um renomado contador de histórias africano, que iniciou em janeiro de 2023 uma intensa turnê de apresentações pelo Brasil, passando pelos estados da Paraíba e de Pernambuco.

François é reconhecido pelo mundo como “o ferreiro contador”. E carrega cinco repertórios de contos tradicionais do Burkina Faso, dentre os quais escolhe as histórias que serão contadas na hora da apresentação de acordo com a sua percepção do público presente. As narrativas retratam os povos do país africano com suas culturas, histórias, crenças, valores e visões de mundo, para um enriquecimento mutuo e promoção do respeito às diferenças.

O contador de histórias e ator do Burkina Faso foi iniciado na arte do conto por seu pai e criado em estreita relação com a tradição da cultura e da arte griot. Credita sua formação artística principalmente a Hassane Kouyaté, Habib Dembélé e Jihad Darwiche. Coletou e reescreveu contos do Burkina Faso, alguns deles dando origem a CD, DVD e livros publicados na França.

Hoje é reconhecido internacionalmente por seu trabalho e viaja o mundo inteiro. Desde 2003, participou de festivais, na França, Niger, Egito, Djibouti, Congo, Québec, Martinica entre dezenas de outros. Só no Brasil, já esteve 5 vezes.

Foi por diversos anos diretor artístico do festival Yeleen, no Burkina Faso, diretor artístico e cultural da Maison de la Parole (Casa da Palavra) e coordenador geral da rede internacional de contadores de histórias da África do Oeste Afrifogo. Realiza em seu país o Festival Internacional dos Patrimônios Imateriais, que a cada edição propõe um mergulho em uma das 65 etnias do Burkina Faso.

CONTATO PROFISSIONAL

Instagram > https://www.instagram.com/leforgeronconteur/

 

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 03/02/2023 às 10h44