A Lenda Eder Jofre nasceu em 26/03/1936, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. Casou com Maria Aparecida Jofre em 21/04/1961, com que teve o casal de filhos: Marcel Jofre (1953) e Andrea Jofre (1968), tornando-se viúvo em 2013, após 52 anos felizes de casamento.
Atualmente, a Lenda Eder Jofre, tem 85 anos de idade, e continua sendo o maior nome da história do boxe brasileiro. E como nasceu para lutar, enfrenta com coragem, desde 2014, a implacável Encefalopatia Traumática Crônica (antigamente chamada de demência pugilística).
A Lenda Eder Jofre ficou popular com a alcunha "Galo de Ouro", concedida pelo escritor Benedito Ruy Barbosa e se tornou ídolo da torcida do São Paulo Futebol Clube e do Brasil.
A Lenda Eder Jofre é Tri-campeão Mundial de Boxe: Campeão Peso-Pena pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), Campeão do Peso-Galo pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) e Campeão pela National Boxing Association (NBA) - posterior Associação Mundial de Boxe (WBA).
O cartel da Lenda Eder Jofre tem 75 vitórias em 81 lutas, sendo 50 por nocaute. Ele empatou 4 vezes e perdeu apenas 2 duas.
A Lenda Eder Jofre foi eleito o nono melhor pugilista dos últimos 50 anos pela revista americana "The Ring" em 2002. A lista inclui, por exemplo, Sugar Ray Robinson, Muhammad Ali, Julio Cesar Chavez, Sugar Ray Leonard, Roberto Duran e Carlos Monzón.
CARREIRA POLÍTICA DE EDER JOFRE.
Eder Jofre foi eleito vereador de São Paulo pela primeira vez em 1982, como suplente, pelo Partido Democrático Social (PDS), com 20.542 votos. Ocupou as cadeiras dos titulares Nelson Guerra Junior, João Aparecido de Paula, Celso Matsuda, Osvaldo Giannotti e Alfredo Martins de 1983 a 1988, quando foi eleito, novamente pelo PDS, com 9.541 votos, assumindo uma cadeira de titular em 1989.
Em 1989, filiou-se ao recém-criado Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No pleito seguinte, em 1992, também pelo PSDB, elegeu-se com 14.565 votos e ocupou o cargo de titular até 1996, quando foi eleito suplente mais uma vez pelo PSDB, com 11.105 votos, e substituiu os titulares Roberto Tripoli e Alberto Hiar (Turco Loco) até o ano 2000.
Durante o trabalho como parlamentar, foi membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica. Também foi presidente da Comissão de Atividade Econômica.
Entre os principais projetos que Eder conseguiu aprovar no parlamento paulistano, estão os relativos à educação e ao esporte. A Lei 11.118/91 criou o Conselho Municipal de Esportes (Comesp). A 11.383/93 determinou que as atividades desenvolvidas nas academias paulistanas fossem supervisionadas por um profissional de educação física e que os praticantes apresentassem exame médico prévio.
Outra lei de grande importância foi a 12.093/96, que tornou obrigatória a manutenção de Unidades de Atendimento Médico Móveis com equipamentos de primeiros-socorros, equipe multiprofissional de saúde e dispositivos adequados para remoção nos estádios de futebol, ginásios esportivos e locais de grande concentração de pessoas.
Eder é autor, também, do projeto de lei que instituiu o Troféu São Silvestre, concedido aos vencedores da Corrida Internacional que é realizada no último dia do ano nas ruas de São Paulo.
No campo da administração pública, é de autoria de Eder o projeto que culminou com a Lei 11.351/93, que obriga o Executivo Municipal a honrar os contratos firmados em administrações anteriores, estabelecendo critérios. Eder também é autor do projeto que criou a Lei 11.603/94, autorizando a utilização de gás natural como combustível na frota de veículos oficiais, no transporte público e coletivo de passageiros.
HOMENAGENS A LENDA EDER JOFRE.
Em 1979, recebeu o título de Cidadão Emérito de São Paulo do vereador Brasil Vita.
No Carnaval de 2020, foi homenageado pela Escola de Samba “Rosas de Ouro” de São Paulo.
Em 28/03/2014, recebeu uma homenagem do São Paulo Futebol Clube, seu clube de coração, que batizou sua sala de boxe com o nome de Eder Jofre.
Em 16/12/2014, foi homenageado em Las Vegas, em evento do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Segundo enquete feita pela entidade, Eder Jofre é o maior peso galo de todos os tempos.
Em Maio de 2016, foram iniciadas as gravações do filme "10 Segundos", sobre a vida de Eder Jofre. O ator Daniel de Oliveira no papel de Eder e Osmar Prado como Kid Jofre, pai de Eder.
Em 16/06/2016, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal do Brasil, aprovou o projeto de Lei 2071/15 do deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), instituindo para o dia 26 de março o "Dia Nacional do Boxe", data que coincide com o aniversário de Eder Jofre.
Em 10/09/2018, aconteceu em São Paulo, no Cinépolis do Shopping JK, a pré-estreia de "10 Segundos para Vencer", filme que retrata a trajetória de Eder Jofre.
Em 22/10/2019, o Conselho Mundial de Boxe (WBC) reconheceu Eder Jofre como o 1º Campeão Mundial Inaugural dos Pesos-Galos da entidade, em convenção realizada em Cancún, no México (por sua vitória contra o japonês Aoki, em 1963 no Japão).
E na segunda quinzena de outubro de 2021, será homenageado em Los Angeles, com a entrada no “Hall da Fama do Boxe da Califórnia”, nos Estados Unidos da América. (data que pode sofrer alteração, devido a Pandemia de Covid-19).
CONTATO PROFISSIONAL
Instagram > https://www.instagram.com/eder_jofre_oficial_/