Helio Bernal Junior nasceu em 09/10/1954 na cidade de Araçatuba, estado de São Paulo, Brasil.
Helio Bernal começou a tocar violão aos 9 anos de idade, por influência de seu pai. Estudou violino e piano dos 11 aos 14 anos. Aos 15 anos começou a tocar contrabaixo numa banda de rock paulista, e se apresentar em casas noturnas da cidade de São Paulo-SP.
Helio Bernal estudou Contrabaixo na Escola Municipal de Música, ligada ao Teatro Municipal de São Paulo, cursou História da Música no Conservatório Frederico Chopin, cursou Baixo Elétrico na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Helio Bernal tirou a carteira da Ordem dos Músicos do Brasil em 1974, no período de 1980 trabalhou na “Casa A Baiúca”, onde permaneceu 12 anos, sendo músico e diretor artístico.
Helio Bernal acompanhou o saudoso cantor português “Roberto Leal” por 8 anos, com ele excursionou por diversos países do mundo, passando pela Europa e América do Norte. Também tocou com “Agnaldo Rayol” e “Giliard”, dentre tantos outros grandes artistas.
HELIO BERNAL - Zezé di Camargo & Luciano
Helio Bernal tem 50 anos de carreira musical, é Diretor Musical e Contrabaixista da dupla “Zezé di Camargo & Luciano”, desde 1991, e é um dos responsáveis pelo grande sucesso de uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. Que tem quase 50 milhões de discos vendidos, somando cerca de 130 shows por ano, com público médio de 50 mil pessoas, enquanto avançam fronteiras pelo mercado latino vizinho ao Brasil com sucesso esplendoroso.
Helio Bernal junto com a dupla “Zezé di Camargo & Luciano” dividiu palco com as duplas “Leandro e Leonardo” e “Chitãozinho e Xororó” com os quais formaram o projeto “Amigos” de 1995 até 1998 em programa de grande audiência da Rede Globo. Sem Leandro, falecido no dia 23/06/1998, foi apresentando um especial “Amigos & Amigos” em 1999. Também fez parcerias importantes com Wille Nelson em “Eu só penso em você” de 1993 e Julio Iglesias em “Dois Amigos”, esta composta por Zezé Di Camargo) em 1998, e Sylvinha Araújo em 2000.
Em 2003, a dupla foi agraciada com dois prêmios importantíssimos: da Academia Brasileira de Letras (como melhor dupla) e o Grammy Latino como melhor álbum de música sertaneja.
Em 2010, o disco DOUBLE FACE de Zezé Di Camargo & Luciano ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja, no qual Helio Bernal foi o Coprodutor. A 11ª edição do Grammy Latino (11th Annual Grammy Latino) foi realizada no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos da América.
Em 2014 a dupla lançou seu novo CD Teorias de Raul, e o grande destaque deste álbum ficou por conta da faixa de “Flores em Vida”, que foi uma das músicas mais tocada no Brasil, naquele ano. O sucesso foi tão grande que Zezé Di Camargo e Luciano ingressaram na Social 50, lista da Billboard americana que elege os artistas mais populares e ativos nas redes sociais de todo o mundo. A dupla sertaneja ocupa a colocação de número 46. O resultado desse trabalho virou turnê e segundo o diretor musical do show, Hélio Bernal tivemos “picos de emoção” porque existe uma democracia musical para a escolha das 102 músicas que compõem o show de Zezé di Camargo e Luciano.
Helio Bernal ficou internado em um Hospital de São Paulo por 20 (vinte dias) em maio de 2020, em decorrência da COVID-19 (Coronavírus), mas graças a Deus venceu essa grave doença.
Também tem seu próprio Estúdio Musical em São Paulo (SP), onde atende e produz diversos artistas.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://zezedicamargoeluciano.com.br/
Instagram > https://www.instagram.com/heliobernal/