José de Paula Neto, ou simplesmente NETINHO DE PAULA, nasceu em 11 de julho de 1970, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
NEGRITUDE JR. – 1986-2000
Netinho de Paula, ao lado dos amigos da Cohab, criou seu próprio grupo, o “Negritude Jr.” em 1986.
Em 1989, os garotos venceram o concurso Botequim do Camisa, promovido pela escola de samba paulistana Camisa Verde e Branco, com a música “Triste Andança”. Em 1992, saiu o primeiro álbum, “Jeito de Seduzir”, pela via independente.
Em 1993, foram contratados pela EMI-Odeon, e deram início a uma fase de ouro em suas carreiras, estourando em todo o país. Assinaram um contrato com a EMI.
A parceria de Netinho de Paula com o grupo “Negritude Jr.” terminou em 2000, mas rendeu 1 coletânea, 9 discos gravados e milhões de cópias vendidas, com diversas turnês pelo Brasil, EUA (Nova York e Boston), França e Portugal.
CARREIRA SOLO – 2000-2020
Com seu carisma e simpatia, Netinho de Paula decidiu se dedicar a uma bem-sucedida carreira solo, com mais de 3 milhões de álbuns vendidos, e shows que atraem mais de 500 mil pessoas por ano.
Em 2017 o cantor gravou o projeto “Netinho canta 30 anos de Negritude” na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Auditório Araújo Vianna. O álbum está disponível em todas as plataformas de música digital, marcam presença neste trabalho Bruno (do Sorriso Maroto), Mumuzinho, Leandro Lehart e Marcio Art (ambos do Art Popular), Billy (do Samprazer), Eder Miguel (do Doce Encontro) e Salgadinho (do Katinguelê). Um timaço!
Em 2020, O cantor Salgadinho convocou Netinho de Paula, para o show comemorativo de 50 anos, sob título: “Salgadinho Experience Tour”, na cidade de São Paulo-SP. Com as músicas “Brilho de Cristal” e “Gente da Gente”, em versões exclusivas ao vivo, além de músicas inéditas.
A turnê comemorativa “Salgadinho Experience Tour”, que celebra os 50 anos do cantor, foi adiada devido ao surto de COVID-19, mas pelo menos três lançamentos inéditos e um EP, ainda saem neste ano de 2020.
Paralelamente a carreira de cantor, mostrou uma versatilidade rara, atuando como ator, apresentador de TV em programas campeões de audiência, e na política brasileira.
APRESENTADOR DE TV – 1998-2020
Em 1998, quando Netinho de Paula ainda era integrante do “Negritude Júnior”, apresentou o programa “Planeta Xuxa” da Rede Globo, durante a licença-maternidade de Xuxa. Em 1999, apresentou junto com Salgadinho e Kelly Key (que na época utilizava do nome artístico Kelly Ka) o programa “Samba, Pagode & Cia.” da Rede Globo, que durou apenas 2 meses no ar.
De 2001 a 2006 apresentou o programa de “Domingo da Gente” da Rede Record, onde se mostrou uma pessoa preocupada com a população da periferia e que sendo pobres e negros, seriam objeto de discriminação e vítima da falta de oportunidade para conquistar uma vida melhor. Sua luta para melhorar a vida dessas pessoas foi mostrada no programa “Domingo da Gente”, no quadro “Dia de Princesa”, onde ele aumenta a autoestima de moças que vivem na periferia através de atitudes afirmativas, como tratamento de beleza, doação de dinheiro, cursos de capacitação profissional, etc. O programa recebeu convidados ilustres como: Fernando Henrique Cardoso (Presidente do Brasil de 1995 a 2003). O programa chegou a atingir um pico de audiência de 18 pontos no Ibope.
Em 2005, Netinho fundou a “TV da Gente” em parceria com empresários brasileiros e angolanos. O objetivo era mostrar a diversidade étnica brasileira, dando maior espaço aos negros na TV. A emissora tinha transmissão em São Paulo, Ceará e Bahia.
Em 2009, assinou contrato com o SBT, onde apresentou a partir de maio, um programa de 3 horas de duração, aos sábados à tarde, sob a direção de Marlene Mattos, o programa Show da Gente, exibido até março de 2010.
Em 2012, estreou o “Programa da Gente” na RedeTV!, uma produção independente, gravada nos estúdios de sua própria produtora. O programa se resume ao principal quadro que marcou a carreira de Netinho, agora chamado de “Banco dos Sonhos”, é uma releitura do quadro “Um Dia de Princesa” que apresenta muitas histórias de vida emocionantes.
Em 2018, assinou contrato com a Band e estreou o programa “Brasil da Gente”. O programa mostrava o concurso "Caixa de Talentos", com a presença de grande nomes da música nacional e prometeu voltar com o "Um Dia de Princesa", quadro que marcou a carreira de Netinho na televisão.
De 2019 até os dias atuais, apresenta o programa “É da Gente!" na RedeTV!, com direção de Wanderley Villa Nova, o programa vai ao ar todo o domingo, das 14h00min às 15h30min.
PARA REFLETIR
Sobre a presença de negros na apresentação de programas na TV, Netinho avaliou: "queria ter essa positividade de dizer que melhorou nos últimos sete anos. A publicidade valorizou mais, mas para mim é ainda um absurdo tanto aos domingos como aos sábados, eu ser o único apresentador negro. Tem alguma coisa errada", afirmou.
TURMA DO GUETO – 2002-2004
Netinho de Paula foi o idealizador, coprodutor e ator do seriado “Turma do Gueto”, que mostra vida nas periferias de forma real, diferentemente do que ocorre em telenovelas, onde os negros sempre atuam em papéis secundários.
O programa exibido pela Rede Record de televisão toda segunda-feira chegou a alcançar 16 pontos de audiência no IBOPE, mostrando de maneira realista a periferia, tida como um país a parte.
A grande maioria do elenco pertence à raça negra. O seriado conta com participações especiais de artistas com histórias ligadas ao tema da série. São pessoas que foram criadas na periferia, mas que venceram e levaram seu trabalho ao grande público.
Segundo Netinho de Paula, “todo negro sonha em ver outro negro desempenhando um papel de Herói na TV”.
Danny Glover (ator estadunidense), Presidente do Conselho Diretor do Fórum TransÁfrica, conversou com Netinho de Paula sobre os direitos do negro.
Netinho também sensibilizou o Rei Pelé com sua luta, que fez uma participação especial no programa "Turma do Gueto", a favor da valorização do artista negro.
POLÍTICA – 2009-2015
Netinho de Paula foi Vereador da Cidade de São Paulo-SP, no período de 2009 a 2015.
Apesar de não se eleger em 2010, para o cargo de Senador do Brasil, se tornou o homem negro mais votado de toda a América Latina, tendo obtido quase 8 milhões de votos.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > https://programaedagente.com.br/
Facebook > https://www.facebook.com/NetinhodePaula/
Instagram > https://www.instagram.com/netinhodepaula/
Twitter > https://twitter.com/netinhoDpaula