Hubert de Carvalho Aranha nasceu o Rio de Janeiro. Ele começou a trabalhar no jornal O Pasquim em 1977 e em 1983 se formou em Arquitetura. Hubert foi um dos criadores do jornal O Planeta Diário, ao lado de Reinaldo e Claudio Paiva, em 1984. Foi co-autor da coluna “Perry White”, na Folha de São Paulo e que mais tarde virou o livro Apelo à Razão.
Em 1988 os redatores da Casseta Popular e do Planeta Diário foram contratados pela Rede Globo para escrever o programa TV Pirata e Doris Para Maiores. Mais tarde eles foram para frente das câmeras no Casseta & Planeta, Urgente!, que permaneceu 18 anos no ar.
O CASSETA & PLANETA
O Casseta & Planeta surgiu com a união dos redatores da revista Casseta Popular e do jornal Planeta Diário, na década de 1980. Com um humor anárquico e politicamente incorreto – em plena Ditadura Militar – eles não poupavam ninguém. As piadas iam desde assuntos da atualidade até o puro nonsense.
A revista Casseta Popular (paródia da Gazeta Popular) foi criada em 1978, dentro da UFRJ, pelos estudantes de engenharia Beto Silva, Marcelo Madureira e Helio de La Peña. Mais tarde, Bussunda e Claudio Manoel entraram para a equipe, transformando o fanzine em um periódico, vendido em bancas, na praia e até na noite carioca. A originalidade e o humor politicamente incorreto da Casseta Popular tornaram a revista um ícone da época e sucesso em vendas.
O Planeta Diário surgiu em 1984 com Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva, todos egressos do Pasquim. Com um padrão gráfico que lembrava um jornal doa anos 50 (em referência ao Daily Planet, onde trabalhava o Super Homem/Clark Kent), o Planeta Diário apostava em paródias e notícias falsas. Entre as manchetes de maior sucesso estão: “Nelson Ned é o novo Menudo”, “Maluf se entrega à polícia” e “Ozzy Osbourne morde Ivan Lins”.
A parceria dos integrantes do Planeta Diário com a Casseta Popular começou em 1984, mas foi em 1987 que eles (no caso, Hubert, Reinaldo e Marcelo Madureira) se uniram para a criação do Wandergleyson Show, especial humorístico de fim de ano da TV Bandeirantes. O trabalho rendeu bons frutos e a parceria televisiva foi mantida no ano seguinte, com todos os integrantes do grupo, na redação do programa TV Pirata, na Rede Globo.
Já em 1988, com produção e direção de Paulinho Albuquerque, lançado o primeiro show reunindo oficialmente os grupos Casseta Popular & Planeta Diário, que a partir daí passou a se chamar Casseta & Planeta. O primeiro LP, Preto com um buraco no meio, levou esse nome pela curiosidade do público que perguntava “como é o disco de vocês?”.
A primeira aparição do Casseta & Planeta na televisão ocorreu na cobertura do carnaval de 1990 para a TV Globo. No ano seguinte o grupo participou da redação do programa Doris Para Maiores, apresentado por Doris Giesse, que misturava reportagens e humor.
Enfim, em 1992 entra no ar Casseta & Planeta, Urgente! O programa tinha como lema: “Jornalismo mentira, humorismo verdade” e permaneceu no ar durante 18 anos, até que em 2010 os integrantes resolveram interromper o trabalho e focar em um novo projeto. Este desafio só entrou no ar um ano depois, no dia 30 de março de 2012, com o título de Casseta e Planeta Vai Fundo. O programa teve duas temporadas com 12 programas cada.
Atualmente os humoristas estão trabalhando em projetos individuais na televisão, cinema e impresso.
Paralelo ao programa, o grupo ainda lançou os filmes “Seus Problemas Acabaram” e “A Taça do Mundo é Nossa”. Além dos CDs “Para Comer Alguém” e “The Bost of” e diversos livros e DVDs.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://www.casseta.com.br/
Facebook > https://www.facebook.com/cassetaeplaneta
Instagram > https://www.instagram.com/cassetaeplaneta/
Twitter > https://twitter.com/casseta