Evair Aparecido Paulino, ou simplesmente Evair, nasceu no distrito de Crisólia, em Ouro Fino, filho de uma família humilde do estado de Minas Gerais.
Em 1979, então com 14 anos, tentou sem sucesso uma vaga nas categorias de base do São Paulo. A primeira grande oportunidade viria um ano mais tarde, do Guarani. E lá, em 1984, pelas mãos do treinador Lori Sandri, iniciaria sua carreira como jogador profissional.
Passando da posição de meio-campo para atacante, Evair tomou trajetória ascendente. Em 1986 já disputava a artilharia do Campeonato Brasileiro com Careca, então atacante da seleção brasileira. E em 1987 vestiria a canarinha para vencer os Jogos Pan-americanos daquele ano.
Em 1988, após garantir a artilharia do Campeonato Paulista daquele ano, foi contratado pelo Atalanta, da Itália, que havia acabado de subir à 1ª divisão. Fazendo dupla com o argentino Claudio Caniggia, Evair marcou 25 gols em 76 partidas e deixou para sempre sua marca na história do time nerazzurro.
Em 1991, voltou ao Brasil vestindo outra camisa alviverde, mas dessa vez do Palmeiras, onde escreveria as mais belas páginas da sua carreira.
Formando dupla de ataque com Edmundo na lendária "Máquina", foi fundamental para a conquista do histórico título paulista em 1993 (marcando dois golaços na final contra o Corinthians) e no brasileiro daquele mesmo ano, tirando o Palmeiras de um jejum de 16 anos sem títulos.
Repetiria a dose em 1994 e naquele mesmo ano faria nova aventura em terras estrangeiras, defendendo o Yokohama Flugels do Japão, de onde só sairia em 1997 para defender o Vasco da Gama.
Na equipe cruzmaltina repetiria a dupla com Edmundo e conquistaria o Brasileirão daquele ano. Em 1998 se transferiu para a Portuguesa, vice-campeã nacional daquele ano. Mas a vida ainda lhe reservava outra surpresa...
Em 1999, com 34 anos, voltou ao Palmeiras para novamente fazer história, conquistando a primeira Libertadores da história do Clube. Com 127 gols em 245 jogos disputados pelo clube alviverde, ganhou dos torcedores o apelido de "O Matador" e é considerado o maior "camisa 9" que passou pelo clube.
Nos anos seguintes teve passagens pelo São Paulo (onde foi Campeão Paulista em 2000), Goiás, Coritiba e Figueirense, onde aposentaria as chuteiras em 2003.
Mas Evair aguentaria ficar muito tempo distante dos gramados. Em 2004 aceitou o desafio de treinar o Vila Nova de Goiás e em sua primeira temporada levou o time ao vice-campeonato goiano. Naquele estado comandaria ainda as equipes do Anápolis, CRAC e Itumbiara, sempre com campanhas surpreendentes.
E ainda vem muito mais pela frente. As próximas páginas dessa bela história você acompanha nas redes sociais do Evair.
TÍTULOS
Campeonato Paulista: 1993 e 1994
Campeonato Brasileiro: 1993 e 1994
Torneio Rio-São Paulo: 1993
Taça Libertadores: 1999
Campeonato Brasileiro: 1997
Troféu Bortolotti (Itália): 1997
Campeonato Paulista: 2000
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook > https://www.facebook.com/evair9oficial/
Instagram > https://www.instagram.com/Evair9oficial/