O cantor, compositor e músico carioca Ricardo Richaid lança em 20 de março o primeiro álbum, Travesseiro feliz, com som caracterizado pelo artista como “tropicalismo industrial”. Mixada com a paixão de Richaid por jazz e rock, além da música psicodélica e dos sons do Clube da Esquina, a influência da Tropicália faz sentido quando se conhece a genealogia do artista.
Neto da cantora Aurora Miranda (1915 – 2015), com quem viveu até os 17 anos, Richaid é, por extensão, sobrinho-neto da irmã de Aurora, Carmen Miranda (1909 – 1955), primeiro ícone tropicalista do Brasil no imaginário mundial.
No álbum Travesseiro feliz, cuja capa expõe arte criada por Sophy Hollington com alusões a signos tropicalistas, Richard canta uma das músicas do repertório inteiramente autoral, VIP Xuxa, com Ana Frango Elétrico, cantora e compositora carioca que também reverbera as liberdades sonoras conquistadas com a Tropicália.
Aliás, o time de convidados do disco vem sobretudo da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Marcos Suzano toca percussão em outra das nove faixas, Só na darkzera. José Ibarra é parceiro de Richaid em Outra, música na qual, além de ter posto voz, tocou surdo e caxixi. Com Nina Richaid, Ricardo assina e canta Formigas.
Além de pilotar instrumentos como baixo, violão e guitarra, o artista assina a produção e a direção musical do álbum gravado entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019 em estúdios da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Além das músicas já mencionadas, o repertório autoral do álbum Travesseiro feliz inclui Ave apoena, Drone, Largado nu – faixa já disponível em single – e Maracas enterprise, composição agregada com Frio da manhã na faixa que abre o disco.
O álbum Travesseiro feliz será editado em LP, em CD e em edição digital pelo selo inglês Far Out Recordings.
CONTATO PROFISSIONAL
Instagram > https://www.instagram.com/ricardorichaid/?hl=pt-br