Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
20/07/2019 14h09
ELBA RAMALHO DEIXA AQUELE BEIJO PRA VOCÊS...

Elba Ramalho é uma cantora e atriz paraibana, uma das principais intérpretes da música brasileira. Entre seus sucessos destacam-se: “Bate Coração”, “De Volta Pro Aconchego”, “Banho de Cheiro” e “Eu só Quero um Xodó”.

Elba Maria Nunes Ramalho (1951), conhecida como Elba Ramalho, nasceu em Conceição do Vale do Piancó, no interior da Paraíba, no dia 17 de agosto de 1951.

Em 1962 mudou-se com a família para a cidade de Campina Grande, onde seu pai comprou o cinema local. Desde criança já demonstrava interesse pelas artes.

Em 1968, quando cursava Sociologia na Universidade Federal da Paraíba, formou um conjunto chamado “As Brasas”, onde cantava e tocava bateria.

Em 1974 acompanhou, como crooner, o grupo Quinteto Violado para uma temporada no Rio de Janeiro para participar do espetáculo “A Feira”, e decidiu ficar na cidade. Nesse mesmo ano, participou da peça “Viva o Cordão Encarnado”, com o grupo de teatro Chegança, de Luís Mendonça.

Com sua voz estridente e um domínio de palco, em 1978 foi convidada para participar da primeira montagem da peça “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, ao lado de Marieta Severo. Em 1979, Elba lançou seu primeiro LP “Ave de Prata”, com direito a uma música de Chico Buarque “Não Sonho Mais”. Depois vio o disco: “Capim do Vale” (1980). Nesse mesmo ano, fez sua primeira turnê internacional, na África. No ano seguinte, participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça e lançou “Elba Ramalho” (1981).

O disco mais representativo da cantora, que a tornou conhecida nacionalmente foi “Alegria” (1982). Com uma imagem brejeira e sua voz aguda (e em alguns momentos estridente), a cantora reuniu um repertório dos então novatos Zé Ramalho e Alceu Valença e da dupla, Antônio Barros e Cecéu com os hits “Bate Coração” e “Amor com Café”. Fez shows na Europa e em Israel. Em 1983 lançou o LP “Coração Brasileiro”, que despontou com o sucesso “Banho de Cheiro”.

Em 1996, Elba voltou às suas origens nordestinas com o disco “Leão do Norte”, com a música título de autoria de Lenine e produzido por Robertinho do Recife. O espetáculo homônimo recebeu o prêmio de melhor do ano. Nessa mesma época lançou “O Grande Encontro”, álbum gravado ao vivo, com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

Em 2004 fez uma turnê nacional com Dominguinhos, que foi o ponto de partida para o disco lançado em 2005, gravado em estúdio com músicas inéditas como “Rio de Sonho”, “Forrozinho Bom” e “Chama”, como os clássicos de autoria de Dominguinhos, como “Eu só Quero um Xodó” e “De Volta Pro Aconchego”.

Em 2014, Elba fez uma turnê nacional com o espetáculo “Cordas, Gonzaga e Afins”, que vai ser lançado em DVD, ao vivo, gravado em setembro de 2014, no Chevrolet Hall, em Olinda, PE, quando recebeu o músico Naná Vasconcelos (1944-2016) e o cantor e compositor Marcelo Jeneci.

Em setembro de 2016, vinte anos depois, o grande reencontro nordestino: Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, sem Zé Ramalho, voltam a fazer shows juntos em turnê pelo Brasil.  Com a terceira configuração do encontro. Com as carreiras entrelaçadas desde os primeiros palcos, nos anos 1970, quando se fixaram no Rio, os artistas se reuniram em quarteto em 1996. Gravaram um CD ao vivo. Viraram um trio, com a saída de Alceu, no ano seguinte, e lançaram um CD de estúdio. Em 2000, ainda com os mesmos integrantes, veio O Grande Encontro 3. A trilogia superou um milhão de cópias vendidas.

Em abril de 2017, Elba foi escolhida pela Escola de Samba Tom Maior para ser homenageada no Carnaval de 2017 com o enredo: "Elba Ramalho canta em oração o folclore do Nordeste - Toque sanfoneiro forró, frevo e xaxado..."

Em fevereiro de 2018 na maior maratona de carnaval dos últimos anos (dezoito shows), Elba lançou em São Paulo o trio elétrico Frevo Mulher, no Parque do Ibirapuera. E em Recife, bateu seu recorde em tempo de desfile no Galo da Madrugada: 7 horas e meia.

Em abril de 2018 com a gravação de uma homenagem do Boticário a Elba em Campina Grande, por seus 40 anos de carreira na música, como parte da campanha Relicário da lindeza nordestina. Show no teatro da FACISA com participação de Geraldo Azevedo, Targino Gondim, Lucy Alves e Mariah Yohana (paraibana finalista do programa The Voice Kids).

Em maio de 2018 Elba foi a grande homenageada dos 10 anos do prêmio Troféu Gonzagão, em Campina Grande/PB.

Em novembro de 2018 fez o lançamento de O ouro do pó da estrada nas plataformas digitais. Sendo seu 36º disco, produzido pela dupla Tostão e Yuri Queiroga. Em janeiro de 2019 saiu em formato CD.

Em 23 junho de 2019 Elba Ramalho escolheu a noite véspera do dia de São João, para gravar o DVD que comemorou os 40 anos da carreira dela. O cenário escolhido para o show foi o palco principal do Parque do Povo, que na edição 2019 do São João de Campina Grande recebeu o nome da artista, a grande homenageada do evento. Participaram da gravação do "Elba 40 anos" artistas que fazem sucesso pelo Brasil inteiro como Rogério Flausino, Zélia Duncan, Toni Garrido, Liv Moraes, Wilson Sideral e Agnes Nunes. 

Em julho de 2019 Elba Ramalho fez uma intensa turnê de shows pelos Estados Unidos da América, passando por Boston, Nova York e Miami. Em Nova York no LINCOLN CENTER da “Noite do Forró”, foi a única artista brasileira presente, celebrando o forró.”.

De volta ao Brasil, em 19 de julho de 2019, se apresentou no Festival de Inverno de Garanhuns-PE, considerado o Maior Festival de Inverno do Brasil.

CALCANHAR

CONTATO PROFISSIONAL

Facebook > https://www.facebook.com/ElbaRamalhoOficial

Instagram > https://www.instagram.com/elbaramalho/

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 20/07/2019 às 14h09