Luciana Barbosa de Oliveira Santos nasceu no Recife em 29 de dezembro de 1965.
VICE-GOVERNADORA DE PERNAMBUCO 2019-2022
Atualmente Luciana Santos é a Vice-Governadora do Estado de Pernambuco pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB, ao lado Paulo Câmara (PSB) Governador de Pernambuco, para o periodo de 2019-2022.
Luciana Santos é a Primeira Mulher a ocupar o Cargo de Vice-Governadora do Estado Pernambuco.
PCdoB NACIONAL
Atualmente Luciana Santos é Presidenta Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.
HISTÓRICO
Iniciou sua militância política no movimento estudantil, foi dirigente do DCE de sua universidade, da União Estadual de Estudantes – UEE de Pernambuco e da União Nacional dos Estudantes - UNE.
Luciana Santos concorreu pela primeira vez a um cargo público em 1992, aos 27 anos, quando disputou uma vaga de Vereadora de Olinda. Já nesta eleição obteve uma excelente votação, chegando à primeira suplência.
Em 1994 concorreu ao cargo de deputada estadual, novamente ficou na suplência, assumindo o mandato dois anos depois. Ao assumir a vaga de Deputada Estadual, em 1996, marcou seu mandato pelo envolvimento direto com os movimentos populares. Em 1998, Luciana Santos reelegeu-se Deputada Estadual com 26 mil votos, quase o dobro de votos obtidos no pleito anterior.
Em 2000, Luciana Santos elegeu-se a primeira Prefeita Comunista do Brasil com mais de 107 mil votos. Em 2004, reelegeu-se Prefeita de Olinda, no primeiro turno, com cerca de 122 mil votos. Luciana Santos foi eleita Deputada Federal em 2010 com 105.253 votos.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR
Engenheira eletricista por formação, Luciana foi Secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e logo após eleita Deputada Federal. Na Câmara é membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia e da Comissão de Cultura. Em seu primeiro ano de mandato atuou também no Conselho de Altos Estudos e na Comissão Mista de Orçamento.
Entre outras frentes, é Presidenta na Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, e é Membro da Coordenação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular. Na Comissão de Ciência e Tecnologia foi autora do requerimento para criação da subcomissão de financiamento público de mídia alternativa e sua relatora.
Também foi relatora da CPI do Trabalho Infantil, relatora de plenário do projeto de Direito de Resposta e titular da Comissão Especial do Novo Código de Ciência e Tecnologia, atuando com ênfase na construção do Projeto de Lei da Biodiversidade.
Seu mandato teve como foco, principalmente, nas áreas de democratização da comunicação, da cultura, da ciência, tecnologia e inovação e dos direitos da mulher; além do desenvolvimento urbano para prevenção de desastres e catástrofes.
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook > https://www.facebook.com/LucianaSantos65/
Instagram > https://www.instagram.com/lucianasantos_65/?hl=pt-br