Cantor, músico, produtor e compositor, Rodrigo Varanda apresenta sua própria história através de um repertório popular que reúne sucessos inesquecíveis. Criado em uma família cheia de musicalidade bastante brasileira e amplamente diversificada, foi nos pianos de brinquedo que arte começou a aparecer no pequeno menino de Nova Iguaçu/RJ.
Sempre interessado na voz, seu sonho original era dublar desenhos animados e existia um encanto especial pelas canções dos desenhos animados de Walt Disney. As FMs dos anos 80, os LPs das avós durante as férias e as brincadeiras de gravar fitas k7 simulando programas de rádio, tudo isso ao mesmo tempo ia, naturalmente, virando a semente do que se tornaria, décadas depois, sua principal maneira de conexão com o mundo exterior: as canções.
O interesse pela escrita também falou alto e já na pré-escola nascia o hábito de desenhar pequenas histórias em quadrinhos, copiando (à sua maneira) a obra de Disney, Maurício de Souza, Miguel Paiva, e Ziraldo, além de revisitar ícones dos jornais como Calvin & Haroldo, Urbano - o aposentado, Hagar - o Horrível e o sulamericano Condorito. Curiosamente essas histórias eram sempre escritos da última folha para a primeira dos cadernos. Os anos passaram e os desenhos deram lugar aos poemas, depois canções, mas sempre ilustrações da mente e coração do artista.
A relação com instrumentos foi interrompida porque o teclado, sua paixão inicial, estava fora dos poderes aquisitivos da família, mesmo assim, sempre leu conteúdos simplificados sobre música. No início do ano 2000, já no curso profissionalizante de mecânica, por orientação de seu pai, através de um violão emprestado por uma amiga de classe, usou revistas com métodos para iniciar seus contatos com o violão e em sua primeira madrugada de estudos, já apresentava um som que se considerasse aceitável.
Por volta do ano 2000 conheceu Juçara Freire, Cláudia Duque, Nise Palhares e outros artistas que lhe ofereceram a oportunidade de mostrar publicamente o que vinha aprendendo pouco a pouco.
Em 2011 seguia alterando as formações de certa banda de rock pop autoral que ele mesmo fundou, mas descobriu um cisto nas pregas vocais. Sob ordens médicas, interrompeu não somente suas atividades com o canto, mas também ficou aproximadamente dois meses sem falar! A recuperação foi lenta e quando voltou a usar a voz decidiu manter a pausa na música. Fez teatro paralelamente à atividades não artísticas, até 2015. Neste mesmo ano, reencontraria Juçara, ainda incentivadora ferrenha, apontando com ampla generosidade, cada nova oportunidade de trabalho sério dentro do universo autoral e cover.
Em 2019, a atmosfera descontraída e a interação espontânea e bem humorada do artista são elementos que garantem um público coeso, que se sente respeitado durante o show (independentemente da faixa etária, sexualidade, etnia, classe social ou posicionamento político dos ouvintes). Além da diversão, o show possibilita à plateia examinar a evolução das músicas através dos tempos, até as canções que são produzidas recentemente.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > https://rodisantos983.wixsite.com/varandaesom
Facebook > https://www.facebook.com/Varandaesom/
Instagram > https://www.instagram.com/rodrigovaranda_/?hl=pt-br
E-mail > eristomgoncalves@gmail.com
E-mail > rodrivard83@yahoo.com.br
Telefone Shows > +55 (21) 9 8277-0000 Eristom Gonçalves
Telefone Shows > +55 (21) 9 6580-6657 Rodrigo