Helio Antonio do Couto Filho nasceu na Vila da Penha, no Rio de Janeiro. Daí o “de La Peña” em seu nome.
Estudou Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde junto com os colegas Beto Silva e Marcelo Madureira, fundou a Revista Casseta Popular, em 1978. Trabalhou como engenheiro por 6 anos, mas para a sorte de todos, sua veia cômica falou mais alto.
A revista foi um ícone dos anos 1980 em todo o Rio de Janeiro e depois alcançou todo o país, quando o grupo se uniu aos redatores do Planeta Diário e lançaram a revista Casseta & Planeta que até hoje é inspiração para diversos periódicos e sites de humor.
Em 1988 os redatores da Casseta Popular e do Planeta Diário foram contratados pela Rede Globo para criar e escrever o programa TV Pirata.
Estreou na frente das câmeras ao vivo na cobertura do carnaval de 1990.
Em 1991 escreveu e atuou no programa Doris Para Maiores.
Em 1992 criou, escreveu e atuou no Casseta & Planeta, Urgente! até 2010.
Em 2011, Casseta & Planeta Vai Fundo!
Em 2015/2016, novela Totalmente Demais, na Tv Globo.
2014 a 2016 - programa ExtraOrdinários no Sportv.
2016 - Série PROCURANDO CASSETA & PLANETA no Multishow.
2017 - Lançamento da biografia de POLIANA OKIMOTO.
CRISE NO SHOW BIZZI - 2018
Helio de la Peña e Mu Chebabi seguem turnê com a “Crise no show bizzi”, projeto que faz uma sátira à pindaíba que reina, hoje, no setor cultural.
Um trechinho: “Se a casa tá lotada/ Ninguém paga nada/É sempre assim/ Todo mundo é vip/Toma uísque no meu camarim (...) E se nada der certo/Concorro a senador/Me meto num esquema/Depois viro delator”.
Tá ruim pra todo mundo, mas pra gente tá pior. Como todos puderam acompanhar na série Procurando Casseta & Planeta (Canal Multishow), depois que o programa dos Cassetas acabou na Globo, a coisa ficou afrodescendente para o Helio de la Peña. Negão metido à besta, de hábitos caros, se endividou e ficou na pindaíba. Aí, sem ver outra saída, vai ter que trabalhar pra bancar o leitinho das crianças. Pra isso, convidou seu amigo e parceiro Mu Chebabi pra montar um show e rodar bolsinha pelo Brasil - quer dizer, a parte do país que der pra fazer a pé, porque no momento não podem arcar com despesas de transporte.
Helio de la Peña e Mu Chebabi apresentam um show diferente do que vem sendo oferecido ao público brasileiro. Humor e música juntos e misturados, num espetáculo de 75 minutos. Dinâmico e surpreendente, o show aborda diversos temas, como racismo, pedofilia, machismo, sexo, futebol e dinheiro, quer dizer, falta de, sempre com uma visão politicamente incorreta da sociedade e do Brasil. Os números de stand up se harmonizam perfeitamente com as músicas originais, compostas por Mu Chebabi e parceiros, Helio entre eles. São canções pra divertir a galera, tocando em questões delicadas como a assustadora violência urbana, a terrível crise no show business, a agoniante vistoria de um carro velho no Detran.
Bem de acordo com a tendência mundial contemporânea, o show prevê a participação da platéia sem constrangê-la nem encher seu saco: basta chegar na na bilheteria e comprar o ingresso. Ao final, o público volta pra casa com um sorriso no rosto e a sensação de que também fez parte do espetáculo, depois de descobrir um talento de que nunca tinha se dado conta.
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook > https://www.facebook.com/CrisenoshowBizzi/
Facebook > https://www.facebook.com/lapenaoficial/
Instagram Hélio > https://www.instagram.com/lapena/?hl=pt-br
E-mail > vendacsb@gmail.com
Telefone Shows > +55 21 9 9627-3950