Otair Lopes da Silva Junior (Junior da Prata), nasceu em 22 janeiro de 1965 no Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Começou a escrever aos doze anos de idade, assim disse, e conta que a poesia se firmou com as histórias de Monteiro Lobato e Jorge Amado, que leu e assistiu ao longo de sua infância e adolescência.
Cresceu ouvindo sua mãe Ana Barbosa que, apesar das dificuldades da vida, estava sempre cantando e compondo suas canções. E com certeza foi dela que veio sua inspiração para escrever.
Aprendeu muito também, com seu saudoso pai Otair Lopes, que trabalhou nos bastidores de televisão e teatro. Um amante do Samba que despertou em Junior a paixão pelos Grandes Poetas do Samba: Martinho da Vila, Paulinho da Viola e João Nogueira.
Junior se intitula um amante da literatura poética, que se inspira em Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Vinicius de Moraes e Casimiro de Abreu.
É Membro da Revista Sarau Subúrbio e Compositor da GRES Império da Uva de Nova Iguaçu.
Está na 7° Edição da Antologia "Dez Poetas e Eu" e nas Antologias "O Poeta é Um Fingidor", "Havia Uma Pedra (Tributo a Drummond)", "Mulher Poesia" pela Editora Do Carmo.
E no dia 23 de Abril de 2018 lançou seu primeiro Livro Solo "Somos Poesia" também pela Editora do Carmo. E a Antologia "Universo da Poetisa" de Alessandra Brander.
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook > https://www.facebook.com/junior.daprata
Instagram > https://www.instagram.com/junior.daprata/?hl=pt-br
E-mail > otairjr49@hotmail.com