Maurício Baia é o nome artístico de Maurício Simão de Moraes, nascido em 30/04/1973, na Cidade de Salvador, Estado da Bahia.
No ano de 1979, Baia foi morar na Cidade do Recife, Estado de Pernambuco, onde suas raízes familiares são mais profundas e, em dezembro de 1985, Baia chegou ao Rio de Janeiro, com 13 anos de idade, onde está radicado por mais de 03 (três) décadas.
Baia iniciou sua carreira, em 1992, com sua banda Baia e RockBoys, com participações em festivais como O Baú do Raul, Lual da Farme, Arcos da Lapa, Verão no Arpoador, onde abriu o show de Jorge Ben Jor, para um público de vinte mil pessoas, num despertar triunfal, onde ficou evidente sua natureza artística.
Com o parceiro e guitarrista Shilon, promoveu o festival Sexta Sim, no Teatro de Lona da Barra. Evento que marcou os anos 90, naquela região carioca, onde toda uma geração se apresentou como: Marcelo D2, Rappa, Natiruts, Los Hermanos, Farofa Carioca, Dread Lion, dentre muitos outros que iniciaram suas carreiras, naquela década.
Nos anos 1995, 1998 e 2001 lançou três discos com a banda: “Na Fé” (Selo Fora da Lei); “Overdose de Lucidez” (Deck/PolyGram) e “Entrada de Emergência” (A.R. Discos), respectivamente. Contou com a parceria do saudoso guitarrista Tonho Gebara que faleceu em 2004, por problemas cardíacos.
Outro projeto paralelo importante foi a participação no DVD “O Baú do Raul”, que ganhou disco de platina, em 2004, com 150 mil cópias vendidas e uma interpretação única de Baia para a música “Ouro de Tolo”, em que rasga seu terno e finge se enforcar com a gravata, teatralizando os fortes versos libertários da canção.
O CD “Habeas Corpus”, dezembro de 2006, foi um marco por ser o primeiro disco solo na história do cantor e compositor. Foi o CD que lhe permitiu o aprendizado de fazer parte em todas as fases de produção e conseguir um resultado de continuidade com relação ao seu estilo anterior.
Em 2009, Baia produziu e participou da gravação do primeiro CD do encontro “4 Cabeça”, em que divide o palco com três parceiros, três expoentes do Rio de Janeiro: Gabriel Moura, Rogê e Luis Carlinhos.
Em 2010, o Prêmio da Música Brasileira elegeu o disco, fruto dessa parceria, como vencedor da categoria Melhor Grupo MPB para “4 Cabeça”.
Após dois anos na estrada divulgando o DVD “Baia no Circo”, que contou com a participação do amigo Zé Ramalho, muitos foram os shows que realizou, em várias cidades do país.
Apresentou-se em grandes festivais como Rock In Rio 2011, Back To Black – Londres, LollaPalooza 2013 além de apresentações nos réveillons, nas praias de Copacabana, Barra da Tijuca e Aterro do Flamengo, mostrando canções reconhecidas por um grande público, como “Eus”, “Habeas Corpus”, “Bicho Homem”, “A Trilha Sonora da Vida”. É exibido, com frequência, em canais especializados em música, como Bis HD, Canal Brasil, MultiShow.
Em 2013 o sétimo CD “Com a Certeza de Quem Não Sabe Nada” pela Som Livre. Título também da quarta faixa do disco. Acompanhado de uma banda poderosa e participações de peso como Nicolas Krassik, Edu Krieger e Dé Palmeira, Baia mostra, em onze faixas do novo CD, uma rica conjugação de letras e ritmos que caminham por lugares inusitados, com voz e interpretações marcantes.
APROVADO (2015)
Baia lança o álbum “A Fúria do Mar” nas plataformas digitais - Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes e Google Play. O novo CD dá continuidade ao EP “Ladrão Que Rouba Ladrão”, lançado pelo cantor em setembro de 2015, que apresentou aos fãs 3 das 13 faixas presentes no novo álbum.
“Fúria do Mar” conta com canções autorais inéditas, como "Malabar" e "Suíte Bourbon 1407", e também traz releituras de músicas compostas por parceiros e amigos de sua geração, como "Caio No Suingue", de Pedro Luis, e a faixa-título, também inédita, "A Fúria do Mar", de Gabriel e Pedro Moura. As três faixas do EP recém-lançado – “Ladrão Que Rouba Ladrão”, “Toda” e “Dora” - também compõem o repertório deste disco, o nono da carreira do artista. O álbum ainda traz as canções “Namoro”, “Muda”, “Tem Fila”, “Montanha”, “Vagabundo Confesso” e “Pode o Céu Cair”.
A banda traz Caesar Barbosa na guitarra, Carlos Sales na bateria, Wlad no baixo e Fabrizio Iorio nos teclados. O disco foi mixado por Marcelo Saboia, com masterização de André Dias (Post Modern Mastering) e sua capa foi confeccionada em alto-mar por Duda Simões (Agência Tangerina). “Gravamos na Montanha, estúdio do produtor musical do álbum, Shilon Zygiel, em Vargem Grande. Tudo em família, prezando pelo espírito. Um disco que foi gravado para ser tocado ao vivo”, afirma Baia.
Baia ganhou sua primeira filha, Dora, em 2014. A paternidade, inclusive, fez parte do processo criativo deste novo trabalho. “Esse disco é o produto da minha Licença Paternidade. Das músicas que nasceram junto com a minha filha Dora, em seu primeiro ano de vida”, conta o cantor. “Entre trocas de fraldas, banhos e mamadeiras, eu sempre tocava para ela novas canções em seu nome, músicas que eu estava fazendo no período e outras antigas melodias que haviam marcado a minha vida, pois vinham de parceiros e amigos com quem vivi aqueles anos todos, antes dela chegar”, completa.
“A fúria do mar desborda das águas para as massas e tudo o mais que se move. Os ânimos, as reviravoltas da História, os perigos eminentes, a força do amor, a segurança do abraço, o nascimento e a morte, a presença rochosa das guerras pela paz são forças naturais que nortearam este disco", diz Baia.
ALTER_NATIVO (2017)
Em abril de 2017 lançou o seu primeiro álbum coletanea, com faixas inédias e também versões alternativas, que não entraram em seus discos de carreira. O lançamento nas plataformas digitais é feito pela OneRPM, com show no Circo Voador no dia 29 no mesmo mês.
O periodo das gravações inicia-se em 1991, com ensaio caseiro com o saudoso parceiro Tonho Gebara, “Não Se Preocupe Comigo” , até “Lulampião e Marisa Bonita”, uma canção despretenciosa de 2016, que viralizou na rede ao ser compartilhada com parceiros e amigos.
Basicamente todas as fases e discos estão representados no álbum, com destaque para Bicho Homem em versão com banda e o lendário guitarrista e produtor Tom Capone quebrando tudo no A.R. Studios.
Na fase das primeiras experiências em estúdio, temos o blues “Cê Não Nasceu Colada Em Mim”, de 1993, que permaneceu inédita até o presente momento como outras faixas que este álbum traz a público.
Takes gravados no AR Studios, na Barra da Tijuca para o segundo disco, com faixa inedita Batuque e a primeira versão para “103 Chapéus de Couro” também com produção de Tom Capone que acompanhou a banda Baia e RockBoys nos dois primeiros CDs “Na Fé” (1995) e “Overdose de Lucidez” (1998).
Das sobras do disco “Entrada de Emergência” emerge a divertida e improvisada “O Badalo da Goela”. Assim como uma versão alternativa para a canção “Lado Oposto”.
Primeiros registros da canção “Habeas Corpus”, ainda uma balada romântica, antes de assumir a pegada folk como qual ficou conhecida é parte de um momento que deixou outros experimentos pelo caminho e aqui recuperados, como o xote “Bagana”, com participação de Gabriel Moura.
Há também a faixa “Tá Tudo Mudando”, canção que virou título de CD e DVD do Ze Ramalho em sua versão primeira, acustica, para ser enviada ao Robertinho do Recife produtor da Homenagem de Zé a Dylan em seu projeto com versões em portugues para faixas do autor americano.
Há um vasto material que permeiam as produções desses discos, neste álbum são trazidas a publico apenas 15 faixas, com diferentes fases do cantor e de sua ex-banda Baia e RockBoys.
Baia ALTER_NATIVO é uma viagem por vinte e cinco anos de carreira, sob a ótica do que ficou pelo caminho por diferentes motivos. Com certeza um grande presente aos fãs de Baia, que o acompanham e se renovam a cada lançamento.
BAIA 2018
Atualmente nos Estados Unidos da América, iniciou em junho a mixagem do Bossa Dylan, em Nova Iorque, com Sandro Albert na Produção e o grandioso Kevin Killen na engenharia sonora. Projeto cuidadoso, gravado no Brasil e nos EUA, que entrou em sua fase final, com previsão de lançamento para o miolo do segundo semestre de 2018.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://mauriciobaia.com.br/
Facebook > https://www.facebook.com/mauriciobaia/
Instagram > https://www.instagram.com/mauriciobaia/
Youtube > https://www.youtube.com/user/joseliteles
CONTATO PARA SHOWS, ENTREVISTAS E WORKSHOPS
E-mail > contato@mauriciobaia.com.br
Telefone > +1 786 578 5343 (EUA)