Um dos ícones do fertilíssimo movimento Clube da Esquina de Minas Gerais, Flávio Venturini é músico desde sempre.
Munido de um acordeon, passou a adolescência descobrindo sua veia musical e a aprimorando ao ganhar um piano do pai. A partir daí, revelou-se um dos mais talentosos e inquietos artistas brasileiros, trafegando com personalidade ímpar por diversos estilos musicais, seja em melodias instrumentais, seja em canções eternas como os sucessos “Nascente”, “Todo azul do mar”, “Noites com sol” e tantas outras.
Integrante dos grupos O Terço de rock progressivo e 14 Bis (Mpb Pop), Flávio partiu em carreira solo ao lançar, em 1982 o disco “Nascente”, aclamado por crítica e público e onde eternizou canções como “Espanhola” e a faixa título, que hoje já conta com dezenas de regravações.
Gravado por artistas consagrados como Milton Nascimento, Beto Guedes, Renato Russo, Caetano Veloso, Maria Bethania, Simone, Leila Pinheiro, Ed Motta, Emilio Santiago, Alcione, Roupa Nova, Ney Matogrosso, Tito Madi, André Mehmari, MPB- 4 e outros, no exterior, por Pat Metheny e Michael Brecker, Denise Stewart, Lisa Nilson e Stefanie Lai.
Flávio Venturini e Milton Nascimento - Música
Autor consagrado Flávio tem como parceiros poetas do movimento Clube da Esquina como Ronaldo Bastos, Marcio Borges e Murilo Antunes, compôs também pérolas em parceria com Renato Russo (“Mais uma vez”), Jorge Vercilo (“Fênix”) e Guarabira (“Espanhola”).
Na sequência vieram mais 11 álbuns solo, incluindo “Andarilho”, “Noites com Sol”, “Beija flor” e o CD DVD “Linda Juventude”, que contou com as participações de Beto Guedes, Lô Borges, Paulinho Moska, Guinga, Marcus Vianna, Leila Pinheiro e Paulo Ricardo. Em 2009 lançou o DVD e CD ‘Não se Apague esta Noite’ com participações especiais de Mart’nália, Milton Nascimento, Toninho Horta, Nando Lauria, Marina Machado e Luiza Possi. Em 2014 lançou o CD “Venturini” com 9 musicas inéditas e participação especial de Ivan Lins.
Desenvolveu nos últimos anos projetos com orquestras brasileiras como a Sinfônica da UFMT do Mato Grosso e OPUS de Minas Gerais.
Com show por todo Brasil e no exterior, se apresentou recentemente em Milão, na Itália, fez tournée pelo Japão, incluindo 7 cidades e EUA.
Iniciou em 2015 o projeto “Encontro Marcado com Sá & Guarabyra e 14 Bis” que está rodando nas mais conceituadas casas de show do Brasil, e recentemente lançaram CD e DVD.
NOVIDADES
Desde novembro de 2017 se prepara para gravar um álbum de composições novas com O Terço, icônico grupo carioca da década de 1970 do qual Venturini fez parte de 1974 a 1976, o cantor e compositor mineiro planeja o lançamento em 2018 de álbum solo autoral com músicas também inéditas – o primeiro do artista desde Venturini (2013), editado há quatro anos.
O primeiro single desse vindouro álbum solo chegou às plataformas digitais nesta última semana de novembro de 2017 com a gravação, produzida pelo tecladista Christiano Caldas, da canção Em cima do tempo. Trata-se de parceria de Venturini com os compositores cearenses Edmar Gonçalves e Marcos Lupi, autores da letra.
A propósito, o repertório deste álbum solo de músicas inéditas inclui parcerias de Venturini com Ana Carolina (Amanhecer em julho), Ronaldo Bastos (Cais de Belém), Luiz Carlos Sá (Parfait amour) e Lívia Serafim (Bolero de você), entre outras músicas. O single Em cima do tempo – Fragmentos para tecer o tempo é bom aperitivo do disco.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://flavioventurini.com.br
Facebook > https://www.facebook.com/flavioventurinioficial/
Twitter > https://twitter.com/flavioventurini
Instagram > https://www.instagram.com/flavioventurinioficial/?hl=pt
PRODUTORA - FABIANE COSTA
E-mail Shows > costfabiane@gmail.com
Telefone Shows > +55 (021) 98153-7351