Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
07/07/2018 10h00
CREUZA PEREIRA DEIXA AQUELE ABRAÇO PRA VOCÊS...

CLEUZA PEREIRA DO NASCIMENTO, popularmente conhecida como Dona Creuza, é uma professora aposentada, natural de Salgueiro, Sertão de Pernambuco. Nasceu em 10 de julho de 1936 (81 anos), filha de Celestino José do Nascimento e de Laurinda Madalena Pereira do Nascimento.

Concluiu o magistério no Colégio Salesiano Maria Auxiliadora, em Petrolina – PE, e atuou na educação pública e em pastorais por mais de 40 anos. Compôs a primeira equipe do Núcleo de Supervisão Pedagógica, em Salgueiro, atual Gerência Regional de Educação – GRE, e foi Coordenadora Regional da Campanha Nacional de Alimentação Escolar, do Ministério da Educação - função que exerceu, durante 23 anos.

Foi Secretária da Prefeitura de Salgueiro no período de 1963 a 1967, na gestão do então Prefeito, Dr. Severino Alves de Sá. Desde jovem demonstrou inclinação para a participação em atividades coletivas, integrando grupos de teatro e de coral e atuando na militância religiosa. Influenciada pela Teologia da Libertação, Creuza optou, incisivamente, pelo pobre-oprimido.

A história de Creuza com o PSB nasce da admiração pela trajetória de alguns líderes do Partido, entre eles, Dr. Barbosa Lima Sobrinho, Dr. Arraes, Pelópidas Silveira e João Mangabeira. Para ela, a vida política é uma missão e, por isso, diz que se manterá a serviço do seu povo, enquanto precisarem do seu trabalho.

Foi uma das primeiras mulheres prefeitas do Sertão pernambucano, assumindo o mandato por três vezes, em Salgueiro (1993 a 1996; de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008); foi também a primeira sertaneja a assumir mandato federal.

De 2009 a 2014, a convite do então Governador Eduardo Campos, assessorou um dos programas prioritários do Estado, principal articulador das políticas públicas de proteção à criança e à família (o Mãe-Coruja) programa que reduziu significativamente os índices de mortalidade materna e infantil, sendo, inclusive, reconhecido pela ONU.

Creuza, em todos esses anos de administração pública, priorizou a política social e por duas vezes, em 2001 e 2004 foi condecorada com o título de Prefeita Amiga da Criança, conferido pela Abrinq e, também, por duas vezes com o selo Unicef Município Aprovado.

Foi, ainda, homenageada com a Medalha Paulo Freire, conferida pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, tendo como companheiro de premiação Dom Hélder Câmara; com as comendas Prefeito Expressão, pelo Diário de Pernambuco, Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae-PE e Prêmio Cláudia 2006 – categoria Políticas Públicas, além da Medalha do Mérito das Mulheres de Tejucupapo, oferecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco; o Mérito dos Guararapes, pelo Governo do Estado, e o Berta Lutz, concedido pelo Senado Federal.

Em 2014 candidatou-se a Deputada Federal ficando na suplência com 24.775 votos. Assumiu o mandato interinamente em sessão solene, no dia17 de maio de 2016, e permaneceu no cargo até 04 de abril de 2018.

Creuza Pereira firmou-se como uma das lideranças mais respeitadas em Pernambuco o que lhe respalda a condição de suplente a Deputada Federal, uma missão, como todo trabalho em sua vida, respaldada na ética, na honestidade, na juventude de quem com a experiência vivida traz o compromisso de defender bandeiras que não apenas alimentem discursos, mas que promovam mudanças de vida; pelas crianças a quem defendeu desde suas primeiras ações no campo político, pela juventude com quem caminha na renovação de propostas que gerem não apenas esperança, mas, concretamente, novos momentos de vida; e com elas na ampliação dos espaços femininos na participação política, na conquista da cidadania. E pelo Sertão como legítima representante deste povo pernambucano.

CONTATO PROFISSIONAL

Facebook > https://www.facebook.com/creuzafederal/

Instagram > https://www.instagram.com/creuzapereira40/?hl=pt-br

Twitter > https://twitter.com/_CreuzaPereira

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 07/07/2018 às 10h00