Fernando Magalhães é um compositor, guitarrista e produtor musical brasileiro.
Tem 53 (cinquenta e três) anos de idade, 35 (trinta e cinco) de carreira, 11 (onze) álbuns e 01 (um) documentário com o BARÃO VERMELHO, 00 (não houve gravação) com o GRUPO PUNK CARIOCA 402, 01 (um) EP com PÁGINAS AMARELAS, 00 (não houve gravação) com CRUELA CRUEL, 04 (quatro) com RODRIGO SANTOS, e 02 (dois) em CAREIRA SOLO INSTRUMENTAL, além de Diversas Participações em Coletâneas, Direções e Produções Musicais, com músicas que ajudam a contar a história de muita gente.
De 1982 a 1984 integrou o GRUPO PUNK CARIOCA 402, formada por LEO (ex-vocalistada BIGTREP), CARLÃO e o baterista IGNÁCIO.
De 1984 a 1985 integrou o Conjunto PÁGINAS AMARELAS,composta por CLÓVIS NETO (artista que tocava na extinta e lendária RÁDIO FLUMINENSE) o baixista RICARDO TRAJANO, e o baterista e rapper FALCON.
De 1989 a 1991 fundou o GRUPO CRUELA CRUEL, um projeto em parceria com CEZAR NINE (guitarrista da banda PUNK CARIOCA e COQUETEL MOLOTOV), o jornalista LUIS ROMAGNOLLI e o fotógrafo PEDRO SERRA.
Fernando Magalhães ficou de 1985 até 1989 como músico do Barão Vermelho, depois disto foi integrado junto com o PENINHA e o DADI na banda como integrantes.
Fernando adora os discos: CARNE CRUA, ÁLBUM e ÚLTIMO CD de 1994 pelo Barão Vermelho.
Fernando afirma: “Tocar com o RODRIGO SANTOS é um prazer, adoro a sua garra, suas músicas, enfim, me sinto muito bem tocando guitarra com ele e com o KADU MENEZES”.
Os DETONAUTAS foi o primeiro trabalho de Fernando como produtor, o DJ KLESTON, trabalhava com o Fernando na banda do GABRIEL, o PENSADOR e apresentou ele ao grupo.
Os principais parceiros da carreira do Fernando são FREJAT, RODRIGO SANTOS, ROBERTO LIY, BLITZ, GABRIEL, o PENSADOR e VINNY.
Fernando decidiu com a primeira parada do BARÃO em 2001, fazer o seu primeiro CD Solo, pegou várias músicas que estavam na gaveta e gravou o CD.
Fernando define seu processo de criação como “Não componho sempre, mas adoro compor (risos). Gosto de compor quando vou fazer um trabalho. É claro que se estou com um violão na mão, sempre sai alguma coisa nova, alguma ideia e eu tento guardar, para fazer algo no futuro”.
Fernando já se apresentou na AMÉRICA, EUROPA e ÁFRICA, com a BLITZ, GABRIEL, o PENSADOR e com o BARÃO VERMELHO também.
Fernando afirmou “O GABRIEL tem um público enorme em PORTUGAL e ANGOLA, você toca realmente para Portugueses e Angolanos. O BARÃO tocou nos ESTADOS UNIDOS e PORTUGAL, mas para comunidades brasileiras, tocamos em PORTUGAL para Portugueses também. A sensação é sempre boa, é uma aventura diferente, outras culturas e passeios maravilhosos com amigos”.
BARÃO VERMELHO (2017 - Atualmente)
Em janeiro de 2017 a banda anunciou retorno oficial aos palcos, porém, sem a participação de Roberto Frejat. Em seu lugar, entra o cantor e guitarrista Rodrigo Nogueira, também conhecido como Rodrigo Suricato (líder da banda Suricato, revelada no Superstar, da Rede Globo, em 2014). A banda também lançou em 2017 o documentário planejado em 2013, intitulado PORQUE A GENTE É ASSIM, dirigido pela cineasta Mini Kerti, o longa metragem fecha o ciclo de Frejat no grupo. Em novembro de 2017, o baixista e ocasional vocalista Rodrigo Santos deixa a banda para se dedicar exclusivamente aos seus projetos pessoais. Desde então o Barão é formado por RODRIGO SURICATO, FERNANDO MAGALHÃES, GUTO GOFFI e MAURÍCIO BARROS.
BARÃO VERMELHO (Ex-Integrantes)
LÉO JAIME — vocal - Participou do processo de formação da banda (1981-1982);
SERGIO SERRA — guitarra - Participou de vários shows do grupo (Circo Voador, Morro da Urca) e aparições televisivas (Raul Gil, Flavio Cavalcante), além de ter participado da gravação de "Manhã Sem Sono" (Barão Vermelho 2) e parceria com Frejat na música "Tua Canção" do album Na Calada Da Noite. (1981-1982);
CAZUZA † — vocal principal - Nos discos Barão Vermelho, Barão Vermelho 2, Maior Abandonado e Ao Vivo no Rock in Rio I (1981-1985), faleceu em 07 de julho de 1990 em decorrência do HIV, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil;
DÉ — baixo e vocal de apoio - Nos discos Barão Vermelho, Barão Vermelho 2, Maior Abandonado, Ao Vivo no Rock in Rio I, Declare Guerra, Rock n' Geral, Carnaval e Barão Ao Vivo (1981-1990);
DADI CARVALHO — baixo - No Disco Na Calada da Noite (1990-1992);
PENINHA † — percussão - Nos discos Carnaval, Barão ao Vivo, Na Calada da Noite, Supermercados da Vida, Carne Crua, Álbum, Puro Êxtase, Balada MTV, Barão Vermelho e MTV ao Vivo (1986-2013, também participava nos discos e nas turnês entre 1986 e 1989), faleceu em 19 de setembro de 2016 de hemorragia digestiva aos 66 anos no Hospital da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, RJ, Brasil;
ROBERTO FREJAT — guitarras, violões e vocal (de apoio: 1981-1985, principais: 1985-2017) - Presente em toda discografia do grupo. (1981-2017);
RODRIGO SANTOS — baixo e vocal de apoio (1992-2017), vocais principais ocasionais (2017) - Nos discos Supermercados da Vida, Carne Crua, Álbum, Puro Êxtase, Balada MTV, Barão Vermelho, MTV ao Vivo e no single Brasil, regravação da música de Cazuza.
CONTATO PROFISSIONAL
Site Barão Vermelho > http://www.barao.com.br/
Facebook Barão Vermelho > https://www.facebook.com/baraovermelhooficial
Facebook Pessoal > https://www.facebook.com/FernandoMagalhaesOficial/
Instagram Barão Vermelho > https://www.instagram.com/baraovermelhooficial/
Instagram Pessoal > https://www.instagram.com/fmagalhaes64/
Twitter Pessoal > https://twitter.com/fmagalhaes64