Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
04/12/2017 16h04
HANNA DEIXA AQUELE ABRAÇO PRA VOCÊS...

HANNA é uma Cantora, Atriz e Compositora Brasileira, nasceu no Município de Maceió, Estado de Alagoas, e com seis anos de idade começou a cantar músicas de origem hispânica num Programa Infantil na Rádio Difusora de Alagoas, fazendo grande sucesso. Hanna que na época usava seu nome de batismo, Fatima Mello, era a penúltima de seis irmãs.

Mais tarde, já morando no Rio de Janeiro, Hanna estudou Teatro, e como atriz atuou no Programa Os Trapalhões na TV GLOBO, atuou na novela Selva de Pedras 2, atuou no filme com Co-Produção Francesa Xavana A Ilha do Amor sob a Direção do Polonês Zigmunt Sulistrowisk, película cujo seu personagem era uma cantora. Também gravou para a trilha sonora do mesmo filme.

Conheceu Ronaldo Bôscoli nos bastidores da TV GLOBO, e sabendo que ela estava de malas prontas para Paris, França entendeu que ela seguiria o seu destino com muita garra, mas não sabia se voltando ao Brasil, faria sucesso.

Emocionado com a coragem de HANNA de ir para Paris sozinha, assumiu escrever um Bilhete apresentando-a ao músico Baden Powell, que passou muitos anos de sua carreira na Europa, na Cidade luz. Sua carta era informal, dizendo assim: Badeco! Faça por HANNA como se fosse por mim.

Apesar do ciúme da mulher de Baden, foi com esse bilhete que HANNA se apresentou em grandes clubes de Jazz, sendo acompanhada por músicos franceses com grande sucesso, e morou em Paris por oito anos, fazendo tournées internacionais por Marrocos, Grécia, Suíça, Itália, apresentando para o mundo a Bossa Nova em ritmo de Jazz, a voz rouca sensual e o estilo único de interpretar a Bossa Nova, que virou a sua marca registrada.

Voltando ao Brasil, HANNA foi convidada pela sua gravadora à época, a Som Livre, para gravar a música Sentimentos que foi tema da Christiane Torloni na novela Partido Alto.

À época, Hanna sofreu uma pequena cirurgia para corrigir um calo em suas cordas vocais, o que prejudicou muito a divulgação do solo.

HANNA voltou a Paris para cumprir sua agenda de Shows quando se recuperou do susto, e sua vida era entre Paris, França e Rio de Janeiro, Brasil.

Com o nascimento de sua filha, e a dificuldade da carreira de cantora, a fizeram escolher ser mãe e se recolher por quase uma década.

Lançou um álbum em 2002, chamado Nós em Nós, pelo selo Ipanema Records. Passando pelo Mistura Fina, Jazzmania, Teatro Municipal Laura Alvim, Hotel Sofitel, Bar do Tom, estes foram apenas alguns dos palcos por onde a cantora deixou sua marca, em uma carreira de shows ininterrupta, prova de uma energia inesgotável da cantora e da canção.

Ainda em 2011, começou um trabalho em duo, voz e violão com Marcel Powell, filho de Baden, que por força do destino, apesar de talento de sobra e de respeito mútuo, não deixou registro em álbum.

RELACIONAMENTO SÉRIO DE HANNA COM JOÃO GILBERTO

Foi divulgado no Jornal HOJE da TV GLOBO, em meados de 2010 que João Gilberto havia criado um perfil no Facebook, com seu nome de batismo João Gilberto Prado Pereira de Oliveira. HANNA, depois de saber da notícia, curiosa, e movida por sua profunda admiração pelo criador da Bossa Nova, solicitou-o imediatamente sua amizade, mesmo sabendo do gênio difícil do músico. E foi assim que surgiu uma grande e inesperada amizade.

Por madrugadas a fio, muitos músicos, e pessoas queridas por João trocavam ideias em chats que duravam dias, e até mesmo semanas, infinitos que eram na rede social, e local onde o João passava com muita delicadeza, as informações que certificavam que poderia mesmo se tratar da lenda viva da música, mesmo por detrás daquele perfil.

Conversava noites sem fim com Hanna, telefonava-a, e trocavam e-mails. Passavam madrugadas e madrugadas a conversar e a trocar figurinhas sobre ensaios, sobre aquecimento vocal, sua pizza favorita, entre outras coisas que somente João Gilberto, ele mesmo, poderia saber.

Certo momento, João escreveu em seu perfil o começo de uma grande polêmica. Convocou seus amigos para um desafio: para que descobrissem se HANNA realmente existia ou se se tratava de uma fake. Uma das hipóteses era porque ele achava que HANNA era a cantora Gal Costa disfarçada, ou que era uma das amigas de sua ex-mulher, querendo se passar de outra pessoa. E não deu outra. Em seu perfil, para ser verificada, começou a receber milhares de pessoas fazendo perguntas, e levantando suposições. A cantora, que realmente, era a usuária oficial de seu perfil, teve que dar as devidas explicações, que nem sempre eram acatadas, gerando mais conflitos do que esperava. Seu apelido virou Dindi … ela não existe?

HANNA ficou muito triste. Como posso provar ao João Gilberto e a todos, que eu sou HANNA?

Foi quando resolveu dar um fim à polêmica, trazendo à luz o que sabia mais fazer: Cantar. Chamou seus músicos e começaram a elaborar o repertório para o que começou apenas como um pequeno show, em Homenagem a João Gilberto; seu grande professor musical, em honra à sua sabedoria, e que agora se tornou seu ofício mais inspirado. O músico foi o primeiro a ser convidado para o show, e essa seria a prova da existência de HANNA, pois também era curiosidade da cantora, saber se seria bem aceita não só em sua amizade, mas se seria querida principalmente por sua música. João ficou muito emocionado com a homenagem e pela coragem da cantora, e sempre se mostrou muito satisfeito com sua interpretação.

As superstições falaciosas que levaram o público a acreditar que Hanna era apenas uma lenda dos cartazes, se tornam rapidamente irrisórias.

O que Hanna não esperava, era o grande sucesso que viria após a decisão, e o tanto que iria se sentir à vontade em interpretar os clássicos da Bossa Nova novamente, agora homenageando o músico ilustre, e já contando com a aprovação de João pelo seu talento.

Foi quando transformou o show em O Amor é Bossa Nova: Homenagem a João Gilberto, continuando com as suas conhecida apresentações pelo Rio de Janeiro, pode mostrar aos jovens e eternos cariocas a beleza da Bossa Nova do João com o seu estilo próprio de cantar.

HANNA foi convidada por seu diretor musical a gravar o material reunido em um álbum, de forma independente.

Um detalhe chama a atenção. O álbum já estava pronto, em mixagem, quando um sonho levou a cantora de volta aos estúdios para regravar a mais emblemática das faixas. Na visão, o cantor lhe pedia para gravar Chega de Saudade com muita suavidade. Suave, Hanna, Suave eram suas indicações. A faixa, que já estava pronta, teve de ser refeita, com novo arranjo e muito carinho, fiel à primeira gravação de João em 1959.

Lançado em Novembro de 2015, O Amor é Bossa Nova, é seu mais recente trabalho. É uma obra madura, onde podemos ver seu lado mais afetuoso e especial para com a música, e onde novamente surpreende.

Repaginando a Bossa Nova através da afinidade e influência do seu amado Mestre, Hanna faz retribuir a ele o amor em suas interpretações. Ela dá o tom. Os arranjos de Dodô Moraes superam todas as expectativas, não só pela sua modernidade, com uso de sintetizadores, mas pela harmonia, em conjunto à fidelidade e plasticidades clássicas.

Desmascarando a crítica com a beleza de sua voz, e distribuindo a nós, ouvintes, toda essa bossa, a cantora mostra que veio para ficar.

Críticas muito positivas envolvem o álbum, muito elogiado pelo público, e indicado em diversas categorias para o Grammy Latino 2015. O Álbum também foi indicado a Melhor Álbum do Ano, pelo Prêmio da Música Brasileira de 2015.

Apresentações memoráveis pelos palcos do Rio, como na Sala Baden Powell, Teatro Rival, Teatro Café Pequeno, Hotel Vila Galé, Casa da Gávea puderam confirmar sua força e presença.

E mais uma etapa de sua saga continua e ainda lhe renderá muitos frutos. HANNA acaba de ser convidada pela família de João Gilberto para estar presente com sua música também em Juazeiro do Norte, Bahia, em meio às comemorações aos 85 anos do nascimento do músico baiano, em junho.

Ele, que inclusive já autorizou duas músicas de sua autoria para HANNA gravar no próximo álbum, que será O amor é Bossa Nova 2: Homenagem a João Gilberto, em fase de produção.

Fiquem de olho, pois ainda há muito por vir!

CONTATO PROFISSIONAL

Twitter da HANNA > @HANNACANTORA

Facebook > http://www.facebook.com/hanna.cantora

HANNA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

Telefone > +55  21 2267-5061

Telefone > +55 21 99488-8574

E-mail > hanna.oficial@hotmail.com

 

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 04/12/2017 às 16h04