Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
30/10/2017 09h42
O ATOR DANIEL BRAGA DA TOSKÁ FAZ AQUELE CONVITE PRA VOCÊS...

Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2017

TOSKÁ EM CURTÍSSIMA TEMPORADA NO RIO

Estreia dia 30 de outubro, às 20 horas, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, marcando o lançamento do TEATRO DE SEGUNDA

TOSKÁ - Palavra russa para a qual é difícil encontrar um equivalente no inglês ou francês. Embora no português seja mais fácil porque temos a nossa “saudade”, os estrangeiros não a entendem muito bem. Mesmo assim, TOSKÁ é mais que saudade. TOSKÁ é melancolia, angústia, tédio, tristeza, saudade e nostalgia – tudo isto numa só palavra. É um substantivo frequentemente utilizado na literatura russa para descrever a condição de angustiante tristeza, de saudade dos que partem e não voltam. É, ao mesmo tempo, perda, nostalgia e saudade da Pátria.

Estas são algumas traduções para a palavra russa que é o título da nova aposta teatral do premiado diretor Renato Carrera. TOSKÁ estreia dia 30 de outubro, às 20 horas, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, com apresentações todas as segundas-feiras de novembro. A peça marca o lançamento do TEATRO DE SEGUNDA, projeto idealizado pelo ator e produtor Sergio Medeiros, que irá abrir aos cariocas um novo horário de arte e entretenimento nas noites de segunda-feira. "O TEATRO DE SEGUNDA busca na pesquisa da atuação e na relação do corpo com o espaço, uma potencialização do ator e do artista em relação às transformações pelo qual a cidade e o país estão passando", sintetiza o diretor.

TOSKÁ é um espetáculo que toma como ponto de partida a adaptação teatral de quatro contos do escritor russo Anton Tchekhov (Angústia, Aflição, O Beijo e Sonhos). "Colocar 21 atores em cena no momento atual do mercado teatral carioca já é, por si só, uma afronta à situação que estamos passando. Só isso já vale a ida ao teatro", ressalta Carrera. Toda a dramaturgia foi construída a partir da investigação cênica da temática da obra do autor situada no período pré-primeira guerra e pré-revolução russa, evidenciando a decadência da aristocracia e de uma sociedade imersa em uma grande descrença ideológica e, portanto, bastante contemporânea. Em paralelo à obra de Tchekhov, serão apresentados trechos de discursos e depoimentos de líderes mundiais e personalidades, proferidos nos últimos 100 anos.

A narrativa de cada conto é colocada em cena a partir da visão dramatúrgica do cineasta Eduardo Nunes, aliada à encenação do diretor Renato Carrera e ao posicionamento artístico dos próprios atores. TOSKÁ é embalada por uma trilha sonora original de Adriano Sampaio e Pedro Costa, recheada de sons de guerra e canções compostas especialmente para o espetáculo. A peça conta ainda com direção de arte de Daniel de Jesus, que assina o cenário, o figurino e a programação visual.

Sobre o TEATRO DE SEGUNDA

A temporada de TOSKÁ marca o lançamento do TEATRO DE SEGUNDA, ocupando a Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, nas segundas-feiras. Este projeto foi idealizado pelo ator e produtor Sergio Medeiros, que também é o gestor cultural de artes cênicas da Residência Artística Toda Essa Bossa da Sala Baden Powell. Para realizar o TEATRO DE SEGUNDA, Medeiros convidou o diretor Renato Carrera (Gisberta, 2x Nelson, Abajur Lilás, Vestido de Noiva, Savana Glacial, entre outros) e o cineasta e dramaturgo Eduardo Nunes (5x Chico - o Velho e Sua Gente, Sudoeste e Unicórnio – que teve sua estreia no Festival do Rio/2017 –, entre outros). Participaram do processo inicial as atrizes convidadas Andreza Bittencourt (Abajur Lilás, Vestido de Noiva, Savana Glacial, entre outros) Cris Larin (Krum, Terra Incógnita, Senhora dos Afogados, entre outros) e Kelzy Ecard (Tom Na Fazenda, Incêndios, Breu, entre outros). O projeto ainda conta com assinatura na direção de arte de Daniel de Jesus (Rio Diversidade, Desesperados, 2x Nelson, entre outros).

O TEATRO DE SEGUNDA segue a proposta da ÍNTIMA CIA. DE TEATRO, do ator e produtor Sergio Medeiros, em pleno diálogo com a pesquisa artística da VIL COMPANHIA, do diretor Renato Carrera, priorizando o processo e a experimentação cênica com foco no trabalho do ator. Nos últimos anos, a pesquisa de ambos os grupos tem se apropriado da linguagem teatral e sua interferência, tanto na composição criativa do artista cênico quanto na estética dos espetáculos. O intuito do projeto é desenvolver técnicas, experimentações cênicas e performances, com ênfase no trabalho do ator.

TEATRO DE SEGUNDA foi “abraçado” pela Sala Municipal Baden Powell, por meio de sua equipe de ocupação Residência Artística “Toda Essa Bossa” e teve seu início em junho deste ano, com um processo que selecionou trinta atores para a construção do espetáculo.

Quem foi ANTON TCHEKHOV

Escritor russo nascido em 17 de janeiro de 1860, Tchekhov morreu com 44 anos em 1904. Estudou em escola grega e cursou medicina em Moscou, o que o influenciou na prática literária e teve um papel diretivo em sua carreira. Graças à familiaridade com a medicina, evitou muitos enganos, pois usava um método científico para escrever e não negava a ciência. Trabalhou em hospitais e se julgava mais médico que dramaturgo. O universo de Tchekhov é a decadente aristocracia russa, que veria sua derrocada final em 1917. As falas despretensiosas e fúteis, que aparentemente não levam a lugar nenhum, podem ser interpretadas como uma crítica social sutil e uma luta de classes velada. Com o cristianismo ortodoxo forte na Rússia, a questão da religiosidade está bastante presente em suas peças, contos e novelas. Os textos Tchekhovianos abordam o grande problema social de uma extrema pobreza da população em geral e mostram como a decadência da sociedade provocava o mesmo sentimento de angústia, fracasso e desesperança em seus representantes.

FICHA TÉCNICA TOSKÁ

Elenco – Anna Rafaela Bacila, Analu Sant'Anna, Beta Schneider, Bruna Mascarenhas, Daniel Braga, Diene Lemos Ghizzo, Felipe Macedo, Fellipe Santoro, Francisco Suzano, Igor Almeida, Igor Leão, Ivson Rainero, Laura Nielsen, Marcello Alvarez, Rogério Klein Salles, Sabrine Wolfart, Sergio Medeiros, Sophia Santana, Stelle Cardoso, Thiago Gouveiia e Willean Reis.

Encenação - Renato Carrera

Dramaturgia - Eduardo Nunes

Direção de Arte  - Daniel de Jesus

Direção de Produção - Sergio Medeiros

Produção Executiva – Beta Schneider e Daniel Braga

Trilha Sonora Original - Adriano Sampaio e Pedro Costa

Música Tema TOSKÁ - Igor Leão

Assistente de cenário – Stelle Cardoso

Assistente de figurino – Ariany Ribeiro

Assistente de movimento – Victoria Aguillera

Fotos - Dalton Valério

Imagens - Cartase (produtora de vídeo)

Assessoria de Imprensa e Divulgação - Daniel Braga (Teatro de Segunda) e Valeria Souza (Sala Municipal Baden Powell)

Plano de divulgação online - Daniel de Jesus

Assistentes de divulgação - Diene Lemos Ghizzo (Imprensa) e Thiago Gouveiia (Redes sociais)

SERVIÇO

Sinopse: Numa praça em estado de guerra, atores narram e vivenciam quatro contos de Tchekov, que se misturam com suas trajetórias pessoais e depoimentos de lideres mundiais e personalidades dos últimos 100 anos.

Apresentações: Segundas-feiras 30 de outubro 6, 13, 20 e 27/11, às 20h.

Gênero -  Drama

Duração -1h30m

Classificação -  16 anos

Local - Sala Municipal Baden Powell

Endereço - Av. N. Sra. De Copacabana, 360.  Copacabana

Telefone –(21) 2547-9147/ (21) 9 8675-4222.

Preço - R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia

Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14 às 21h. e no domingo a partir das 10 h. ou pela internet na plataforma da ticketmais

Acessibilidade - Sim

Estacionamento - Não

Cartões de Débito - Não

Lotação - 469 pessoas

Realização - ÍNTIMA CIA DE TEATRO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

SALA BADEN POWELL

Valéria Souza 

Telefone > +55 (21) 9 8106-9266

E-mail > valzinhasou@gmail.com

TEATRO DE SEGUNDA

Daniel Braga

Telefone > + (21) 9 8764-3728

E-mail > producaotoska@gmail.com

 

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 30/10/2017 às 09h42