Renata Jambeiro, brasiliense, nascida em 22 de dezembro de 1981 é cantora e atriz e aos 9 anos de idade já ensaiava os primeiros passos no palco. Formada em Artes Cênicas, pela UnB (Universidade de Brasília), a finalista do Prêmio da Música Brasileira 2016 (categoria melhor cantora de samba) foi premiada com seu mais recente álbum, FOGARÉU, na coletânea Prêmio Grão de Música/2016 e tem sua música “Levanta” (em parceria com João Martins) na trilha sonora da novela das 21h00, da Rede Globo, A Lei do Amor/2016.
Desde o início de sua trajetória transita entre teatros intimistas e grandes palcos para multidões com sua performance que faz vidrar os olhos e pular o coração. Dona de multi-habilidades, Renata atuou em mais de 20 espetáculos teatrais como atriz, coreógrafa, codiretora e preparadora corporal. Começou sua trajetória no ballet, seguido de dança de rua, jazz, dança de salão, se firmando na dança contemporânea. Completa em 2016, quinze anos de música, reúne 3 CDs: Jambeiro/2007, Sambaluayê DVD e CD 2010/2011, Fogaréu/2015, Documentário Tradições do Brasil, prêmio de melhor intérprete, shows por todo o Brasil e em países como França, Alemanha, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde. Esteve em longa temporada na Lapa/RJ, integra o Bloco Carnavalesco Mulheres de Zeca e faz parte do corpo docente do Instituto Mpumalanga: Caravana do Esporte e das Artes (UNICEF/ESPN/DISNEY) com a oficina Jovens Em Ação, que promove protagonismo juvenil por meio da arte. E nessa miscelânea de ações ainda ministra workshops de samba e de atuação para cantores, além de cantar ao lado de grandes artistas como Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Nicolas Krassik, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Chico César, Monarco, Noca da Portela, Fabiana Cozza, Nilze Carvalho, Leandro Fregonesi, Ana Costa, e outros ícones da nossa música.
Seus shows dançantes, enérgicos e performáticos aproximam as culturas tradicionais das novas gerações e atendem o mercado internacional com material genuinamente brasileiro. Jambeiro é calor, é quentura, é Fogaréu, é a cara do Brasil.
Terceiro álbum da artista Renata Jambeiro, firma-se como uma nova proposta musical em sua carreira. O novo disco traz um olhar festivo, dançante e sofisticado sobre os ritmos da cultura popular tão rica de nosso país. Promove a força da mestiçagem musical existente no sagrado e no profano, no templo, na rua, no arraial, no ritual, no carnaval, conectando-se com seu último trabalho desenvolvido com sucesso no Brasil, África e Europa. Desta vez, agrega o samba de terreiro e o samba-afro às culturas também tradicionais como ciranda, galope, baião e maracatu e morna de Cabo Verde, mantendo assim, a ligação artística da cantora com os temas e origens africanos, fazendo um cruzamento entre tais ritmos e elementos, propondo uma formação regional, com violão, cavaco, bandolim, acordeon, violino, rabeca, pífano e percussões.
Produzido pelo violinista Nicolas Krassik e o compositor Leandro Fregonesi, com arranjos do maestro Ivan Paulo, direção de percussão de Thiago da Serrinha, direção de voz de Luís Filipe de Lima, selo da gravadora Fina Flor, atuação de músicos de alto padrão (Lúcio Rodrigues, Leo Pereira, Marcelo Caldi, Luís Barcelos, Luiz Augusto, Chris Mourão, Rafael Chaves, Paulino Dias, Rafael dos Anjos) e participações especiais de Chico César, Carlos Malta, Fabiana Cozza, Nilze Carvalho e Pandeiro & Repique Duo, o disco conta com uma equipe de primeira linha, que apresenta repertório de clássicos de Nei Lopes, João do Vale, Vinícius de Moraes e Toquinho, Carlos Nasser e Elias Jabur e Moacyr Luz, misturadas às composições autorais da intérprete e ainda a inéditas de compositores da nova geração como Leandro Fregonesi, João Martins, Rafael dos Santos, Raul DiCaprio e Ciraninho.
Fogaréu é festa, é dança e alegria, é força e é dengo, é tambor na fogueira, é cachaça e é engenho, é palma da mão, é calor e é amor, é brasilidade genuína, é morna cabo-verdeana, é milho, é rabada com agrião, é São Jorge e São João, zabumba e tamborim, é samba e forró, é beijo de vó, é fita bonita, é saia de chita, é côrte, é corso, é pandeiro e violão, boca seca e pé no chão, é um caminho, é um carinho, é um cheiro no cangote, um chamego, é estouro de rojão, é reza, é oração...
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://www.renatajambeiro.com.br/
Facebook > https://www.facebook. com/renatajambeiro/
Shows:
+55 (11) 9.5482-0608
- shows@renatajambeiro.com.br
• Produção Geral:
- Iris Moraes | +55 (61) 9.8433-2421
- jbrproducoes@gmail.com
• Gravadora:
- Fina Flor (Ruy Quaresma)
- ruyquaresma@finaflor.art.br
• Assessoria Digital:
- Maury Cattermol | +55 (11) 9.9911-4152
- maury@ritmiza.com.br