Quando o compositor paulistano Tiê Alves partiu em busca do sonho de trabalhar com a palavra e a música, não imaginou que percorreria caminhos tão ricos em aprendizados e parcerias. Seu repertório reflete esse caminho de amadurecimento, passando por diversas influências musicais, mas pousando sempre na canção brasileira.
Fundador do Grupo Sinhá Maria, também integrou a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, sob a direção do maestro Rui Torneze, onde se aprofundou no estudo da viola e de seu repertório. Como instrumentista, participou da peça “Para você que me esqueceu”, do grupo Teatro do Arrebol, que conta a trajetória da cantora Aracy Cortes, sob a direção de Dagoberto Feliz. A peça estreou em São Paulo e integrou a programação da Virada Cultural Paulista em Jundiaí e no SESC Araraquara em 2007 e 2008.
As parcerias ao longo dessa estrada lhe renderam importantes frutos, como a gravação da música “Lágrima de amor”, incorporada ao álbum O Tempo Salta, e a participação no Projeto Novelo, em 2011, ambos com a cantora Daniella Alcarpe. Também a canção “Valsa de Silêncios”, parceria com Zebú, foi gravada no DVD que acompanha o método Violão Fácil - Volume 2, de Peter Dietrich, coordenador do Curso de Música da UniSantana. Em 2012 foi a vez da canção “Invento Asas”, incorporada ao projeto Fio de Musgo do músico Evandro Gracelli, ganhar destaque com o público infantil.
Mas suas canções não integram apenas o trabalho de outros intérpretes. O show autoral “Uma palavra, um silêncio”, que possibilitou amadurecer o seu repertório, teve temporada nos espaços culturais de São Paulo, enriquecendo a gravação do EP Uma Palavra, lançado em 2009.
Em o seu CD de estréia O rio e a lua, produzido pela pianista e arranjadora Ana Rodrigues, fundadora do duo “Gaio da Rosêra” e do trio “Quebrando Pedra”, além de musicista do premiado musical “Lampião e Lancelote” e “Crazy for You”. O álbum apresenta doze faixas que trazem a profundidade e a poesia deste compositor.
Tiê Alves fez shows no Bar Brahma, Bistrô Esmeralda, Casa Artéria, Espaço Parlapatões entre outros. Além dos shows desenvolve outras atividades: recentemente fez a trilha sonora do documentário “Ken Saro Wiwa, presente!” de Elisa Dassoler. Tiê é também professor de música e criador do canal BLÃO – Violão para crianças do Youtube.
CONTATO PROFISSIONAL
E-mail > contato@tiealves.com.br
Canal Blão - violão para crianças > https://www.youtube.com/channel/UCTo0N9snvwajrEXFzBLoq9w
Canal Tiê > https://www.youtube.com/tiealves
O rio e a lua > https://soundcloud.com/tiealves