Thiago Righi é um Guitarrista, Compositor e Historiador Brasileiro. Bacharel em Música Popular (UNICAMP) e História (USP), especializou-‐se em Música Contemporânea e Improvisada no Centre des Musiques Didier Lockwood (França).
Entre carreira solo e grupos dos quais fez parte, tem seu trabalho registrado em 6 CDs. Além de importantes festivais (Cascavel Jazz Festival, Brasil Instrumental) e palcos no Brasil, tocou na Itália, na Grécia, na França (Cosmo Jazz Festival) e na Suíça; trabalhou com trilha sonora para dança e acompanhou artistas como Filipe Catto e Elza Soares.
Tocando com o grupo Amanajé foi premiado nos festivais Americanta (2005 e 2007) e Festival Nascente-‐USP (2007). Com a composição "Suíte do morro" -‐ parceria com Rodrigo Pinheiro -‐, foi vencedor do I Prêmio Botucanto Instrumental.
Aprendendo a ser só, primeiro disco solo de Righi, foi lançado em 2008.
Seu projeto atual, o Thiago Righi Trio, traz no repertório composições inéditas de Righi e, ao mesmo tempo que está em tournée, prepara a gravação do próximo do CD do guitarrista.
Thiago desenvolve, concomitantemente, trabalho autoral (ainda em fase de gestação) com o grupo Cafuá, continua atuando como sideman acompanhando artistas e em grupos de música instrumental .
CRÍTICA ESPECIALIZADA
Fiquei muito feliz em ouvir o trabalho do Thiago. Um grande músico, inspirado por todas as cordas e acordes, que compõe a música que sai agora do Brasil para o futuro do mundo. Usando toda a riqueza temática e rítmica do nosso país, ele criou um som que chega ao nível universal e pode ser aceito em qualquer lugar. As cores de sua música são muitas, com vozes e instrumentos dançando em comum acordo. Parabéns ao Thiago Righi, desejo que esse som abra asas e voe muito longe!” JOVINO SANTOS NETO
CONTATO PROFISSIONAL
Site > www.thiagorighi.com
Facebook > www.facebook.com/thiagorighimusic