Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
24/07/2017 15h10
PAULO CARVALHO DEIXA AQUELE ABRAÇO PRA VOCÊS...

PAULO CARVALHO LANÇA SINGLE EM PARCERIA COM MARCELO JENECI, faixa grandiosa “Qual o Porquê?” conta com produção de Kassin, arranjos do maestro Arthur Verocai, piano de Jeneci e orquestra com vinte músicos.

Com uma bagagem de parcerias que inclui nomes como Arnaldo Antunes, Curumin, Regis Damasceno, Pélico, Luciana de Carvalho, André Lima e o espanhol Pecker, o psiquiatra, poeta, compositor e cantor Paulo Carvalho lança o single “Qual o Porquê?”, assinado pelo artista ao lado de Marcelo Jeneci. O encontro da sofisticada e penetrante poesia de Paulo com a sensibilidade de Jeneci expressa nas notas de seu piano resultou numa música épica e emocionante enaltecida por produção de Kassin, arranjo e regência do maestro Arthur Verocai e participação de vinte músicos de orquestra: oito violinos, quatro violas, quatro violoncelos, trompas, flautas, baixo acústico e percussão.

Gravada no estúdio carioca Nas Nuvens, a faixa foi concebida numa tarde na casa de Jeneci. Encantado com a letra escrita por Paulo, o compositor entrou numa espécie de transe musical e em conexão absoluta com as palavras compôs a faixa em cerca de três minutos. "Batemos um recorde pessoal”, brinca Paulo. "Escrevi a letra há mais de dez anos e ela tinha tudo a ver com a conversa que tivemos durante o almoço, antes do Jeneci ler a poesia. Não foi à toa.”, complementa. O single “Qual o Por Quê” está nas plataformas digitais  desde agosto de 2016. O novo álbum está previsto para o mês de Junho de 2017.

A palavra é o elemento que conecta o paulistano multifacetado Paulo Carvalho com seus diversos universos de atuação: a psiquiatria, a poesia, a música e as artes visuais e cênicas. Com dois discos lançados, "De Longe" (2007), produzido por Fernando Catatau e Yuri Kalil; e "O Amor é Uma Religião" (2012), produzido por Regis Damasceno e Yuri Kalil; Paulo Carvalho se prepara para lançar um novo álbum, Carvão. Se o amor foi o tema de sua última obra, é o desamor desta vez que dita a união das faixas. O sentimento que gera a possibilidade de recriar o amor e recomeçar. É o fim que precede o recomeço de tudo. Depois das guerras, dos tsunamis afetivos, resta a vontade inominável de reconstruir o pilar dos nossos afetos. Assim, o músico prepara um novo disco de amor mas visto por outra face de sua complexidade.

Paulo mergulhou na poesia aos quatorze anos de idade e assinou sua primeira composição musical aos vinte e três anos. A história do médico artista com a poesia e a música foi desenhada desde sua infância. Filho de um médico literato que recitava poesia em casa e de uma amante da música, ainda criança frequentou ao lado da irmã e parceira musical, Luciana Carvalho, shows de grande nomes da música popular nacional como Chico Buarque, Caetano Veloso, João Gilberto, Gal Costa e Gilberto Gil. Nascido no bairro do Ipiranga, começou a tocar piano aos sete anos e aos doze, estudava baixo. Aprendeu violão com a irmã, que ensinou a ele a batida do samba e da bossa-nova.

O currículo literário de Paulo Carvalho também revela preciosidades. O livro de poemas “Quintal”, com publicação prevista para 2018, tem como madrinha a poeta Adélia Prado e como padrinho o escritor e também médico, como Paulo, Moacyr Scliar, que foi membro da Academia Brasileira de Letras. Foi seu pai, Paulo de Carvalho, o grande incentivador da veia literária do artista, mantendo a casa sempre repleta de livros e leitura de poesia. Criado numa família que recitava poemas na sala de estar, trouxe a herança poética para os filhos que desde muito pequenos ouviam versos de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e poetas parnasianos. Apresentou ainda ao filho a obra de Adélia Prado, incluindo o poemaEnsinamento”, um dos mais lindos da escritora de acordo com o compositor. Daí em diante, Paulo nunca mais pôde viver longe dos livros e, principalmente, da experiência poética.

A transição entre poesia e produção musical na história de Paulo se deu naturalmente, após a finalização do curso de medicina. Na época, o estudante ministrava palestras de história da música popular brasileira na faculdade e sua irmã começou a musicar seus versos. No último ano do curso, momento da escolha da especialidade, Paulo compreendeu a enorme importância que as palavras tinham em sua vida e optou pela psiquiatra. "Eu já havia desenvolvido até ali muitas ações ligadas à palavra. Foi natural entender que a cura através das mesmas palavras e pela observação subjetiva seriam um caminho profissional genuíno.”, conta o psiquiatra e terapeuta.

Além das atuações na poesia, literatura, música e psiquiatria, Paulo incorpora à sua produção elementos de artes cênicas visuais. Seus videoclipes contam com participações de atores relevantes como e Guilherme Weber e Natalia Lage entre outros.

CONTATO PROFISSIONAL

Site > www.paulocarvalho.art.br

Facebook > www.facebook.com/paulocarvalhoficial

Youtube > www.youtube.com/c/paulocarvalhoficial

Soundcloud > www.soundcloud.com/paulocarvalho

Instagram > www.instagram.com/paulo_carvalho  

 

 

Publicado por Site Franklin Mano
em 24/07/2017 às 15h10