Luciana Silva é uma Clarinetista Brasileira, natural de Guarulhos, São Paulo, iniciou seus estudos de música no Conservatório Municipal de Arte, na mesma cidade; estudou clarinete com Ely Jacob Hessel no Conservatório de Tatuí.
É bacharel em Música pela Universidade de São Paulo, na classe do clarinetista Luís Afonso "Montanha".
Também frequentou aulas com clarinetistas de renome nacional e internacional: Walter Boeykens (Holanda / Bélgica), Alain Damiens (França), Joe Manasse (EUA), Garrick Zoeter (EUA), Fabio di Casola (Suíça), Maurício Loureiro (MG), Sérgio Burgani (SP), Edmilson Nery (SP), José Carlos de Castro (RJ), José Botelho (RJ), Diego Grendene (RS), Bruno Di Girolamo (Itália), Michel Léthiec (França), entre outros. Como camerista, participou de master-class com o Quinteto Villa-Lobos (RJ) e o Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica de Berlim.
Recebeu várias premiações em concursos de música de câmara, com diversas formações instrumentais, destacando o Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara “ Cidade de Araçatuba ” (quinteto de sopros), Vencedora na categoria Música Erudita – Interpretação – do Projeto Nascente USP (clarinete, cello e piano), e Terceiro Lugar no Concurso Nacional Ritmo e Som UNESP (clarinete, voz e piano), entre outros.
Fez parte da Orquestra de Sopros de Tatu í (hoje Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual gravou o CD “ Compositores Brasileiros ” e participou do CD comemorativo dos 188 Anos do Banco do Brasil, gravado ao vivo no Teatro Nacional de Brasília, junto com grandes nomes da música erudita e popular como Wagner Tiso e Arthur Moreira Lima, entre outras atividades.
Participou do Projeto Academia “As Sinfonias de Brahms” e da montagem da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, promovidos pela Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP).
Participou da Orquestra Filarmônica de Mulheres da AVON, com a qual fez apresentações com grandes nomes da música popular brasileira, como Rita Lee, Zélia Duncan e Paula Lima (2004); Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Banda Didá, entre outros (2005). Trabalhou com grandes maestros de orquestra e banda sinfônica, entre eles: Dante Anzolini (Argentina / Suíca), Lutero Rodrigues, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Evandro Matté, Jean Reis, Carlos Moreno, Rodrigo de Carvalho, Simone Menezes e Cláudio Cruz; Dario Sotelo, Wagner Polistchuk, Richard Miles (EUA), Dwight Satterwhite (EUA) e Pamela Bustos (EUA).
Atualmente é clarinetista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, atua intensamente como camerista em várias formações e também com música popular - trabalhou com a cantora Inês Stockler e, atualmente, trabalha com a cantora Vivi Rocha.
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook > https://www.facebook.com/thefirstandoriginallucianacla/