Ruan Trajano, Cantor e Compositor Pernambucano reuniu seis canções autorais em "Jardins e concretos", já disponível nas plataformas digitais.
Música com sabor de estrada, descoberta, vento no rosto, afetos inesperados: coisas de quem se aventura mundo afora e constrói suas próprias odisseias. Esses elementos são componentes da trajetória que o Recifense Ruan Trajano decidiu tomar para si em 2012, quando passou a se dedicar a desenvolver a afinidade artística que nutria desde criança. Esse percurso repleto de delicadeza e sensibilidade, mas também de um olhar aguçado para as contradições e dores do mundo, se materializou no EP “Jardins e concretos”, recém-lançado nas plataformas digitais e com lançamento físico previsto para abril.
Iniciado nos “bailes da vida”, o artista, também cientista político, começou a carreira tocando e cantando peças do cancioneiro nacional em bares e restaurantes do Recife. Aos poucos, introduzia canções autorais e cativava uma audiência cada vez mais curiosa por sua linguagem de composição. Ao mesmo tempo em que aglutinava referências diversas, expunha potência e originalidade no seu modo de compor, tocar e tocar, como visto no trio "Sons de varanda", que rendeu um EP homônimo. Essa experiência estimulou Ruan a jogar seu corpo no mundo: pegou a estrada e participou de festivais da canção em várias cidades do país, tendo sido premiado pela música “Norte”, no tradicional Festival Nacional da Canção, em Minas Gerais, em 2015.
Queria percorrer mais chão e viajou pela América do Sul, onde apresentou suas canções, colheu afetos e compôs outras tantas. Fixou morada em São Paulo, cidade que produz sonhos a nível industrial, para trabalhar no seu próprio: consolidar a experiência da estrada em um disco. Lançado pelo selo Cacimba Discos, “Jardins e concretos” contou com participações de nomes que colaboram para oxigenar o cenário musical brasileiro atual: a cantora e compositora Daniella Alcarpe, o sanfoneiro Pablo Moura, o baixista Edu Simões e o cantor, compositor e produtor Sapiranga.
As referências tanto musicais quanto poéticas são evocadas ao longo da audição do EP: vão desde Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Baden Powell aos poetas Manuel Bandeira, Paulo Leminski e Drummond. As canções carregam um tempero de diáspora e saudade, como “Norte” e “O sol”, mas também deslumbramento e gratidão pela possibilidade de vivenciar novas experiências, a exemplo de “Jardins e concretos”. O estar apaixonado, o ser cuidado, os desejos e os afetos mais íntimos também são marcas fortes da poética de Ruan, que assinala isso nas faixas “Sala simples, Kama sutra” e “Nós por nós”, com delicado dueto com Daniella Alcarpe.
INFORMAÇÕES EXTRAS:
Heródoto Barbeiro entrevista Ruan Trajano > http://bit.ly/2oa4Y1Q
CONTATO PROFISSIONAL
Telefone > +55 (81) 98544-4479 / (11) 96362-5469
E-mail > trajanocantautor@gmail.com
EP "JARDINS E CONCRETOS", DE RUAN TRAJANO
YouTube > http://bit.ly/2mPhW4y
iTunes > http://apple.co/2ngqCfS
Spotify > http://bit.ly/2nLvwp4
Deezer > http://bit.ly/2ngdgjL
Amazon Music > http://amzn.to/2oad4Y5