Paulo Novaes é um Cantor e Compositor Brasileiro, nascido na Cidade e Estado de São Paulo.
Sendo uma das principais promessas da nova geração da MPB apresenta seu primeiro trabalho, Esfera, com canções autorais e participações especiais de Dani Black e Bruna Caram. Acompanhado pelos músicos Pedro Altério (guitarra e violão), Gabriel Altério (bateria), Igor Pimenta (Baixo) e Bruno Piazza (teclado), Paulo Novaes interpreta as canções gravadas em seu primeiro disco.
No repertório, além da faixa-título, as canções “Perdoa”, “Alma” e “Eu Mesmo”, todas de sua altoria, além das parcerias “Pequenas Coisas” com Dani Black, “De repente” com Bruna Caram e Lucas Caram e “Tanto a dizer”, com Pedro Altério.
Apesar da pouca idade, 22 anos, já tem uma longa trajetória na música. O músico, com apenas seis anos, já fazia parte do grupo do Trovadores Mirins, cantando em serenatas nas janelas da cidade de São Paulo.
Vindo de uma família de músicos, o jovem compositor é sobrinho de Juca Novaes e Maida Novaes, ambos integrantes e fundadores do tradicional grupo Trovadores Urbanos. Também é primo da cantora Bruna Caram, com quem já fez shows em São Paulo, Salvador, Lisboa (POR), Coimbra (POR), Leiria (POR), Madrid (ESP) e Barcelona (ESP).
Também já foi gravado por nomes como Luiza Possi, Duda Brack, Bruna Caram, Pedro Altério, Bruno Piazza, Juca Chuquer, Juca Novaes, Lucila Novaes e Barbara Rodrix. A música que dá nome ao seu primeiro disco "Esfera" foi tema da campanha "Rio eu te amo", além de ter sido gravada pela cantora Bruna Caram no album “Será bem-vindo qualquer sorriso”, musica também composta por Paulo.
Em todas as 12 faixas de "Esfera", Paulinho recebe a companhia da base sólida, formada há pelo o menos 6 anos, para suas apresentações: Gabriel Altério na bateria, Bruno Piazza no piano e Igor Pimenta no baixo. A intimidade entre os músicos e o cuidado dos arranjos podem ser sentidos já na faixa de abertura, Esfera, e segue competente até o fim do disco. As guitarras, costumeiramente assumidas pelo compositor nos shows, desta vez ganharam também a companhia dos talentosos Pedro Altério - que também assina a produção musical junto com Paulo - e Tó Brandileone, ambos do 5 a Seco.
O clima íntimo do disco, marca também das letras e melodias de Paulo Novaes, pode ser identificado nos mais diferentes aspectos da ficha técnica de "Esfera". As gravações foram realizadas no Estúdio Gargolândia, localizado na fazenda da família Altério, em Alambari. Ali, Paulo Novaes e Pedro Altério - parceiro também em Tanto a dizer - desenvolveram a cuidadosa produção do disco, e foram anfitriões das participações especiais, que conta com Bruna Caram em De Repente (parceria dela, Paulo Novaes e Lucas Caram), Dani Black - que também assina a parceria e faz as guitarras - em Pequenas Coisas, da extensa família Novaes nos coros de Marca no Peito e Perdoa, e da irmã Ana Julia Novaes nos coros de Alma.
Ainda com 23 anos por completar em 2016, Paulo estreia já com respaldo de artistas da nova e da velha guarda. O trabalho resume nas 12 faixas a impressão de não estarmos diante de um compositor comum. Em "Esfera", é possível identificar também o cuidado para que o trabalho, de verve Pop, seja também atemporal, longe de modismos e fórmulas radiofônicas banais. Mas não se engane. Paulo Novaes é, sim, pra tocar no rádio. Mas também pra levar consigo - e ser um alento - para os próximos anos.
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook: https://www.facebook.com/paulonovaess
Twitter: https://twitter.com/paulonovaess
Instagram: https://www.instagram.com/paulonovaess/
YouTube: https://www.youtube.com/paulonovaes
SoundCloud: https://soundcloud.com/paulonovaes
Site Oficial: http://paulonovaes.mus.br/