Daniel Souto é um cantor, compositor e rabequista brasileiro, nascido na Cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro.
Começou de forma autodidata iniciou os estudos de violão aos onze anos, aos quatorze integrou grupos de Rock em Niterói e São Gonçalo, nos quais era o vocalista. Aos dezoito entra na escola de música Villa Lobos no curso de violão clássico e começa sua carreira tocando forró.
Durante anos tocou nas bandas Forró sem Frescura e Saísse e os Bois, onde gravou os CDs Forró sem Frescura Demo e Onde Passa Boi Passa Boiada, respectivamente das duas bandas. Com esses trabalhos tocou nas maiores casas de forró do Brasil e abriu shows para grandes artistas como Lenine, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Elba Ramalho, Forróçacana, entre outros.
Em 2002 entra na escola de choro a EPM onde permanece por seis anos na ofcnina de choro e tem como professores Maurício Carrilho (violão de 7 cordas) e Luciana Rabello (cavaco). É selecionado para gravar a música Caçuá de Maurício Carrilho e João Lira no CD da escola de choro no estúdio da Acarí Records.
Com a curiosidade e interesse por música regional, Daniel apaixonou-se pelo som forte, diferente, choroso e melodioso da Rabeca. Como todo rabequista que não segue uma tradição oral passada de pai para filho, é autodidata nesse instrumento, começou também por volta de 2002 a pesquisar a história, técnicas, músicas, mestres tocadores e artesãos de Rabeca, além de folguedos, reisados e todo tipo de manifestação de cultura popular onde é usada a Rabeca.
Entrou em 2005 no Grupo de Pesquisa Cavalo Marinho Boidaqui, onde adentrou ainda mais nas pesquisas de manifestações populares, principalmente no Cavalo Marinho (folguedo pernambucano que mistura teatro, dança e cordel, onde a Rabeca é o único instrumento melódico) e teve contato com mestres e brincantes das culturas populares pernambucanas como: Mestre Salu, Mestre Luiz Paixão, Mestre Aguinaldo, Mestre Biu Roque, Antônio Nóbrega, entre outros. Por escolha própria Daniel introduz a Rabeca em ambientes de sua realidade como sambas, forrós, blocos de carnaval, choro, entre outros.
Com a influência do choro, monta o grupo Samba de Malês com amigos da EPM e em 2007 participa do primeiro concurso de samba da Brahma o SAMBRAHMA. O grupo conquista o primeiro lugar no concurso, como premiação abre o show de Zeca Pagodinho e grava um CD com 13 músicas inéditas em um renomado estúdio do Rio de Janeiro, tendo como direção musical Wanderson Martins.
Após uma turnê de grande sucesso em Portugal, onde ministrou palestras e tocou Rabeca com o Quinteto Luso Baião em vários festivais renomados e casas de show.
No ano de 2013, Daniel se junta a Julio Brechó (Percussão e voz), Marcelo Bruno (Baixo e voz) e Gabriel Gabriel (Percussão e voz) e forma o Grupo Forró De Rabeca.
O Grupo apresenta um repertório tradicional com músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda entre outros. Inova ao misturar temas de músicas clássicas, trilha de cinema, ritmos árabes e africanos.
Tudo isso é apresentado de uma maneira irreverente fazendo com que público se sinta a vontade e com desejo de participar dançando ou cantando. O ambiente torna-se uma grande festa com um espírito de muita amizade e descontração entre aqueles que participam do show do grupo.
CONTATO PROFISSIONAL
Telefone > +55 21 9 8743-1557
Facebook > https://www.facebook.com/forroderabeca1/