Site Franklin Mano 76.059.253 Acessos
SEJA UM HERÓI, SALVE VIDAS. DOE SANGUE, MEDULA ÓSSEA E ÓRGÃOS.
Meu Diário
08/05/2014 14h22
FERNANDO CARPANEDA MANDA AQUELE ABRAÇO PRA VOCÊS

O “Gênio Rebelde” FERNANDO CARPANEDA é um Artista Plástico e Escritor nascido em Brasília/Brasil e radicado em Nova York/EUA, foi um dos primeiros artistas plásticos brasileiros a divulgar e expor obras sistematicamente homoeróticas no Brasil. E desde os anos 80, seu trabalho não foi limitado a esta única abordagem. Mendigos, popstars, profissionais do sexo, punks e marginais de todos os tipos são o objeto de sua atenção e olhar.

Ele retratou-os em esculturas de barro e desnudos, do que eles possuíam como sagrado e profano. Este mergulho na cultura de rua agora dá voz a uma nova etapa, em que a preocupação com a mutabilidade do corpo e os dualismos que definem a vida - física e espiritual, racional e instintiva, castos ou sexual.

Ele tem usado uma matriz intransigente de materiais, explorando o uso potencial artístico do DNA, seja seu próprio cabelo ou de seus modelos, e misturando-o com madeira, tecido, cimento, stencil e telas enquanto prepara suas esculturas e pinturas.

Carpaneda explora esses paradoxos em trabalhos conceituais e experimentais traduzindo, a maioria deles, em forma figurativa. Memórias, frases e crenças espirituais e populares de seus personagens do passado agora toma parte na obra do artista. 

Novas esculturas, pinturas e desenhos de Carpaneda lidam muitas vezes com a relação distante que temos com a nossa natureza interior, acentuando o conflito entre "natural" e "cultural", que tem controle sobre a psique contemporânea. 

No início do ano de 2000, Carpaneda iniciou uma série de esculturas em argila retratando cenas de sexo explícito, estrelas pop e garotos de programa como uma forma de reler as aspirações de estatuária grega e romana. 

Em 2009, lançou um trabalho que foge da questão visual e busca o mundo das letras. O livro "O Anjo de Butes: Uma vida de tintas, sexo e rock'n'roll" é a autobiografia do artista, contando sua trajetória pessoal. A obra é repleta de peripécias de Fernando na vida noturna de cidades como Brasília, São Paulo, Londres e Nova York, e não poupa detalhes sexuais e relacionados à questão das drogas. Fernando frequentou a cena clubber paulistana dos anos 90, em lugares como Retrô, Madame Satã, Treibhaus e o Clube Massivo. Com prefácio do DJ André Pomba, o livro é ilustrado com 26 obras de Carpaneda, e traz também uma novidade: os leitores podem optar entre duas capas diferentes - uma delas ilustrada com uma obra do artista, a outra estampando uma foto de Fernando em nu frontal.

Em 18 junho de 2012 Carpaneda tem seus trabalhos expostos em telas gigantes de LED’s luminosos durante a abertura da exposição  “Art Takes Times Square”, em Times Square, Nova York/EUA.  A escala da exposição foi extraordinária e vista por mais de meio milhão de pessoas. 

As suas obras também chamaram atenção da produção do filme da série “O Homem Aranha 2” que foi lançado em 2014 também nos Estados Unidos da América.

CONTATO PROFISSIONAL

Site Oficial > http://www.fernandocarpaneda.com/

Publicado por Site Franklin Mano
em 08/05/2014 às 14h22