Augusto Coutinho é Deputado Federal do Brasil e Vice-Presidente Nacional e Vice-Presidente do Partido Solidariedade em Pernambuco. Está no segundo mandato na Câmara Federal, onde tem exercido seu mandato em prol dos trabalhadores e da geração de renda, sem esquecer os criadores de empregos, atuando em políticas públicas que beneficiem a todas as demandas da sociedade.
Presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e atua em diversas comissões, com destaque para a do Trabalho, de Administração e Serviço Público e Comissão de Defesa do Consumidor, nas quais foi relator de dezenas de projetos de lei.
Na Comissão do Trabalho, o parlamentar pernambucano já solicitou diversas audiências públicas para debater temas como o imposto sindical obrigatório; a Desindustrialização na Indústria Nacional de Vestuário; o aumento no valor das contribuições aos conselhos profissionais; e a queda de braços entre os planos de saúde e os médicos. É autor do projeto de lei das Manutenções Prediais que prevê cuidados e responsabilidades na conservação dos imóveis para evitar tragédias, do projeto que isenta os idosos do pagamento de contribuições e taxas aos conselhos de fiscalização profissional, além de várias matérias voltadas para o consumidor e que aprimoram os pontos das relações de consumo no Brasil. Coutinho ainda foi membro da comissão especial que discutiu a reforma política, na qual apresentou projeto de unificação do calendário eleitoral. Ainda na Câmara dos Deputados participou de forma combatente e atuante nas CPIs da Petrobras e do BNDES.
Como deputado estadual, cargo que exerceu por três mandatos consecutivos, apresentou mais de 50 proposições, entre projetos de lei, de resolução e propostas de emenda à Constituição; foi autor de mais de 1.200 indicações e requerimentos em diversas áreas; e fez cerca de 100 pronunciamentos no plenário sobre variados temas de importância para o Estado de Pernambuco. Em seu segundo mandato, no período de 2003 a 2006, por exemplo, decorrente do resultado da CPI de Combate à Sonegação Fiscal no Setor de Combustível, Coutinho criou a Lei dos Combustíveis, implantando regras para regulamentar o segmento. Desde que foi implantada, em 2003, a lei trouxe diversos avanços para Pernambuco, como o aumento da fiscalização nos postos e da arrecadação para o Governo do Estado com a comercialização do combustível. O recolhimento mensal proveniente da utilização do produto passou de R$ 30 milhões, em 2000; para R$ 140 milhões, em 2007.
Augusto Coutinho foi ainda vereador do Recife por dois mandatos e secretário de governo da prefeitura do Recife em duas oportunidades.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://augustocoutinho.com.br
Facebook > https://www.facebook.com/augusto.coutinho
Twitter > https://twitter.com/augustocmelo
Instagram > https://www.instagram.com/augusto_coutinho_/