Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2017
TOSKÁ EM CURTÍSSIMA TEMPORADA NO RIO
Estreia dia 30 de outubro, às 20 horas, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, marcando o lançamento do TEATRO DE SEGUNDA
TOSKÁ - Palavra russa para a qual é difícil encontrar um equivalente no inglês ou francês. Embora no português seja mais fácil porque temos a nossa “saudade”, os estrangeiros não a entendem muito bem. Mesmo assim, TOSKÁ é mais que saudade. TOSKÁ é melancolia, angústia, tédio, tristeza, saudade e nostalgia – tudo isto numa só palavra. É um substantivo frequentemente utilizado na literatura russa para descrever a condição de angustiante tristeza, de saudade dos que partem e não voltam. É, ao mesmo tempo, perda, nostalgia e saudade da Pátria.
Estas são algumas traduções para a palavra russa que é o título da nova aposta teatral do premiado diretor Renato Carrera. TOSKÁ estreia dia 30 de outubro, às 20 horas, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, com apresentações todas as segundas-feiras de novembro. A peça marca o lançamento do TEATRO DE SEGUNDA, projeto idealizado pelo ator e produtor Sergio Medeiros, que irá abrir aos cariocas um novo horário de arte e entretenimento nas noites de segunda-feira. "O TEATRO DE SEGUNDA busca na pesquisa da atuação e na relação do corpo com o espaço, uma potencialização do ator e do artista em relação às transformações pelo qual a cidade e o país estão passando", sintetiza o diretor.
TOSKÁ é um espetáculo que toma como ponto de partida a adaptação teatral de quatro contos do escritor russo Anton Tchekhov (Angústia, Aflição, O Beijo e Sonhos). "Colocar 21 atores em cena no momento atual do mercado teatral carioca já é, por si só, uma afronta à situação que estamos passando. Só isso já vale a ida ao teatro", ressalta Carrera. Toda a dramaturgia foi construída a partir da investigação cênica da temática da obra do autor situada no período pré-primeira guerra e pré-revolução russa, evidenciando a decadência da aristocracia e de uma sociedade imersa em uma grande descrença ideológica e, portanto, bastante contemporânea. Em paralelo à obra de Tchekhov, serão apresentados trechos de discursos e depoimentos de líderes mundiais e personalidades, proferidos nos últimos 100 anos.
A narrativa de cada conto é colocada em cena a partir da visão dramatúrgica do cineasta Eduardo Nunes, aliada à encenação do diretor Renato Carrera e ao posicionamento artístico dos próprios atores. TOSKÁ é embalada por uma trilha sonora original de Adriano Sampaio e Pedro Costa, recheada de sons de guerra e canções compostas especialmente para o espetáculo. A peça conta ainda com direção de arte de Daniel de Jesus, que assina o cenário, o figurino e a programação visual.
Sobre o TEATRO DE SEGUNDA
A temporada de TOSKÁ marca o lançamento do TEATRO DE SEGUNDA, ocupando a Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, nas segundas-feiras. Este projeto foi idealizado pelo ator e produtor Sergio Medeiros, que também é o gestor cultural de artes cênicas da Residência Artística Toda Essa Bossa da Sala Baden Powell. Para realizar o TEATRO DE SEGUNDA, Medeiros convidou o diretor Renato Carrera (Gisberta, 2x Nelson, Abajur Lilás, Vestido de Noiva, Savana Glacial, entre outros) e o cineasta e dramaturgo Eduardo Nunes (5x Chico - o Velho e Sua Gente, Sudoeste e Unicórnio – que teve sua estreia no Festival do Rio/2017 –, entre outros). Participaram do processo inicial as atrizes convidadas Andreza Bittencourt (Abajur Lilás, Vestido de Noiva, Savana Glacial, entre outros) Cris Larin (Krum, Terra Incógnita, Senhora dos Afogados, entre outros) e Kelzy Ecard (Tom Na Fazenda, Incêndios, Breu, entre outros). O projeto ainda conta com assinatura na direção de arte de Daniel de Jesus (Rio Diversidade, Desesperados, 2x Nelson, entre outros).
O TEATRO DE SEGUNDA segue a proposta da ÍNTIMA CIA. DE TEATRO, do ator e produtor Sergio Medeiros, em pleno diálogo com a pesquisa artística da VIL COMPANHIA, do diretor Renato Carrera, priorizando o processo e a experimentação cênica com foco no trabalho do ator. Nos últimos anos, a pesquisa de ambos os grupos tem se apropriado da linguagem teatral e sua interferência, tanto na composição criativa do artista cênico quanto na estética dos espetáculos. O intuito do projeto é desenvolver técnicas, experimentações cênicas e performances, com ênfase no trabalho do ator.
TEATRO DE SEGUNDA foi “abraçado” pela Sala Municipal Baden Powell, por meio de sua equipe de ocupação Residência Artística “Toda Essa Bossa” e teve seu início em junho deste ano, com um processo que selecionou trinta atores para a construção do espetáculo.
Quem foi ANTON TCHEKHOV
Escritor russo nascido em 17 de janeiro de 1860, Tchekhov morreu com 44 anos em 1904. Estudou em escola grega e cursou medicina em Moscou, o que o influenciou na prática literária e teve um papel diretivo em sua carreira. Graças à familiaridade com a medicina, evitou muitos enganos, pois usava um método científico para escrever e não negava a ciência. Trabalhou em hospitais e se julgava mais médico que dramaturgo. O universo de Tchekhov é a decadente aristocracia russa, que veria sua derrocada final em 1917. As falas despretensiosas e fúteis, que aparentemente não levam a lugar nenhum, podem ser interpretadas como uma crítica social sutil e uma luta de classes velada. Com o cristianismo ortodoxo forte na Rússia, a questão da religiosidade está bastante presente em suas peças, contos e novelas. Os textos Tchekhovianos abordam o grande problema social de uma extrema pobreza da população em geral e mostram como a decadência da sociedade provocava o mesmo sentimento de angústia, fracasso e desesperança em seus representantes.
FICHA TÉCNICA TOSKÁ
Elenco – Anna Rafaela Bacila, Analu Sant'Anna, Beta Schneider, Bruna Mascarenhas, Daniel Braga, Diene Lemos Ghizzo, Felipe Macedo, Fellipe Santoro, Francisco Suzano, Igor Almeida, Igor Leão, Ivson Rainero, Laura Nielsen, Marcello Alvarez, Rogério Klein Salles, Sabrine Wolfart, Sergio Medeiros, Sophia Santana, Stelle Cardoso, Thiago Gouveiia e Willean Reis.
Encenação - Renato Carrera
Dramaturgia - Eduardo Nunes
Direção de Arte - Daniel de Jesus
Direção de Produção - Sergio Medeiros
Produção Executiva – Beta Schneider e Daniel Braga
Trilha Sonora Original - Adriano Sampaio e Pedro Costa
Música Tema TOSKÁ - Igor Leão
Assistente de cenário – Stelle Cardoso
Assistente de figurino – Ariany Ribeiro
Assistente de movimento – Victoria Aguillera
Fotos - Dalton Valério
Imagens - Cartase (produtora de vídeo)
Assessoria de Imprensa e Divulgação - Daniel Braga (Teatro de Segunda) e Valeria Souza (Sala Municipal Baden Powell)
Plano de divulgação online - Daniel de Jesus
Assistentes de divulgação - Diene Lemos Ghizzo (Imprensa) e Thiago Gouveiia (Redes sociais)
SERVIÇO
Sinopse: Numa praça em estado de guerra, atores narram e vivenciam quatro contos de Tchekov, que se misturam com suas trajetórias pessoais e depoimentos de lideres mundiais e personalidades dos últimos 100 anos.
Apresentações: Segundas-feiras 30 de outubro 6, 13, 20 e 27/11, às 20h.
Gênero - Drama
Duração -1h30m
Classificação - 16 anos
Local - Sala Municipal Baden Powell
Endereço - Av. N. Sra. De Copacabana, 360. Copacabana
Telefone –(21) 2547-9147/ (21) 9 8675-4222.
Preço - R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia
Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14 às 21h. e no domingo a partir das 10 h. ou pela internet na plataforma da ticketmais
Acessibilidade - Sim
Estacionamento - Não
Cartões de Débito - Não
Lotação - 469 pessoas
Realização - ÍNTIMA CIA DE TEATRO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SALA BADEN POWELL
Valéria Souza
Telefone > +55 (21) 9 8106-9266
E-mail > valzinhasou@gmail.com
TEATRO DE SEGUNDA
Daniel Braga
Telefone > + (21) 9 8764-3728
E-mail > producaotoska@gmail.com
Marcia Bittencourt é uma Cantora, Compositora, Musicista, Atriz Brasileira, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, se mudou na adolescência para Brasília/DF e na fase adulta se radicou no norte da Alemanha, na Cidade-Estado de Bremen.
No início dos anos noventa, logo após concluir o curso de Bacharelado em Artes Cênicas na Faculdade de Dulcina de Morais, iniciou o estudo de Canto Lírico na Escola de Música de Brasília. Mas a vontade de conhecer outros palcos era tanta que rompendo com o disputado curso de música foi pra Europa em 1994. Em 1995 entrou para o grupo de teatro “Comedia Futura” em Hannover, Alemanha.
Mesmo durante os cinco anos que trabalhou como atriz no Grupo de Teatro Dança (Tanztheater), manteve aulas particulares de canto. Na virada do milênio decidiu se entregar somente a música e há dezesseis anos trabalha como cantora.
Nos primeiros dez anos, cantou em duas bandas de estilos bem diferentes, mas ambas produziam música brasileira e também composições próprias.
A banda Jamborio tocava basicamente música popular, e a banda Misturas produzia algo muito individual, próximo ao Brasil-jazz. De cada um desses projetos foram produzidos CDs e tiveram muitos concertos na Alemanha.
Há seis anos encerrou com o longo trabalho de grupo e começou sua carreira solo. Voltou as origens da Bossa Nova, música que coloriu sua infância. A música do Rio é seu berço.
Nos anos em Brasília juntou a experiência de trabalhar no teatro da capital e também no coro da universidade daquela cidade misturada de brasileiros de todos os cantos. Os anos no exterior lhe permitiu o contato com artistas de outras nações, o palco estrangeiro, a representação intensiva do teatro internacional de dança, um trabalho em grupo com artistas de diferentes países.
Agora Marcia Bittencourt exerce uma carreira solo, movida por todos esses trabalhos conjuntos. Produziu o primeiro CD solo “One Night Bossa”, gravado ao vivo no dia 13 de março de 2010 no teatro “Glocke” em Bremen, e o segundo CD solo "Anjo Fugaz" lançado em 2015, produzido pelo "Estúdio D Room". Estúdio que recebeu o "ECHO2016" o maior prêmio na área musical da Alemanha, pela melhor produção.
Daqui pra frente, conta com o apoio de vários músicos que ao longo dos anos conheceu e admirando seus trabalhos, os convidou para lhe acompanhar, mostrar a nossa música da maneira mais próxima que se possa sentir do Rio.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://marciabittencourt.com
Facebook > https://www.facebook.com/MarciaBittencourtOficial/
E-mail > contact@marciabittencourt.com
Telefone > +49 176 24 01 66 55
Frank Arroni Ntaluma nasceu em Nanhagaia, distrito de Nangade, província de Cabo Delgado, Moçambique, a 25 de agosto de 1969, num sábado com o calor do planalto, onde os homens se assustaram com as gargalhadas das parteiras tradicionais Makondes.
Iniciou o seu trabalho de transmitir a sua palavra através da madeira em 1990, no Museu de Etnologia de Nampula, onde recebeu os segredos da escultura tradicional maconde do seu Mestre Crisanto Bartolomeu Ambelicola.
Em 1992 chega a Maputo onde, com um grupo de amigos, funda a “Favana Grupo de Escultores Makonde”, no parque de campismo, onde começa a formar muitos moçambicanos e estrangeiros.
No ano de 2000 vai para a A.S.E.M.A. – Associação de Escultores Makonde, no Museu Nacional de Arte de Maputo.
Chega a Portugal em 2002 onde trabalha “ Moçambique kultural”, enquanto desenvolve com outros artistas um intercâmbio de sensibilidades materializada numa série de pequenos projetos e eventos culturais.
Em 2003 assume a responsabilidade da escola de escultura da A.L.D.C.I. – Portugal, integrada na escola da multiculturalidade. No mesmo ano forma-se em Gravura, Xilogravura e Litogravura na cooperativa dos Gravadores Portugueses, em Lisboa.
Entre 2005-2007 estuda e trabalha na Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, recebendo aulas de cantaria.
Está representado no Museu Nacional de Arte de Maputo, no ISARC – Instituto Superior de Arte e Cultura (Maputo), na UNESCO ANDORRA e em coleções particulares espalhadas pelos quatro cantos do mundo.
CONTATO PROFISSIONAL
Facebook > https://www.facebook.com/Ntaluma
João Urbano Bezerra Suassuna é um Historiador e Advogado Militante Brasileiro.
Atualmente é Secretário Executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) do Governo do Estado de Pernambuco, órgão que tem o objetivo de desenvolver e fomentar a execução de políticas para a criança e a juventude, visando fortalecer o protagonismo infantil e juvenil, assegurando direitos, através de ações e programas participativos, instituídos de forma integrada e intersetorial.
MISSÃO
Desenvolver e fomentar e execução de políticas para criança e juventude, visando fortalecer o protagonismo infantil e juvenil, assegurando direitos, através de ações e programas participativos, instituídos de forma integrada e intersetorial.
João já foi assistente parlamentar na Câmara dos Vereadores do Recife.
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://www.portais.pe.gov.br/web/sedsdh/sepcj
Facebook > https://www.facebook.com/joaosuassunape/
O Guitarrista Jorge Shy é Brasileiro, natural do Município de São Paulo, Estado de São Paulo, nascido em 1967. Incentivado pela música dentro de casa e pelo amor aos Beatles, iniciou no instrumento aos 13 anos de idade.
Foi um dos responsáveis pela formação da banda Tokyo, nos anos 80, ao lado de Supla, tornando-se assim um personagem importante naquele período intrigante do Rock Nacional. Após deixar a banda paulistana, mudou-se para o Rio de Janeiro a convite do compositor e baixista Leoni, o qual acabava de deixar o Kid Abelha para iniciar o grupo Heróis da Resistência. Ao lado de Alfredo Dias Gomes, Leoni e Lulu Martin, foram gravados 2 discos: “Heróis da Resistência” e “Religio”. Posteriormente, com uma segunda formação que incluía o baterista Galli, foi gravado o disco “Heróis Três”.
O Heróis da Resistência foi a primeira banda do Brasil a gravar e mixar um disco em Los Angeles produzido por Liminha (Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Toninho Horta), além da experiência internacional de ter tocado em importantes festivais como o “New Music Seminar”, em NYC.
Shy deixou os Heróis em 1992 e no ano seguinte mudou-se para Boston, nos Estados Unidos, onde graduou-se em composição na Berklee College of Music no ano de 1998.
A partir daí, desenvolveu um elogiado trabalho autoral calcado no jazz e na música instrumental brasileira. Lançou quatro discos: “Guitartales” e “Sonho de Aviador”, ambos de 2001, “Crossing Path”, de 2013, e o recém-lançado “Somebody’s Waiting” (clique aqui para saber mais).
Paralelamente, Shy atua como educador na Faculdade e Conservatório Souza Lima, uma das mais importantes escolas de música São Paulo.
DISCOS E PROJETOS LANÇADOS
Heróis da Resistência (1986) álbum
Religio (1988) álbum
Heróis Três (1990) álbum
Shy Trio (1991) EP
Sonho de Aviador (2001) CD
Lobo Guara (2005) EP
H56 (2009) CD
Crossing Path (2013) CD
Guitar Tales (2014) Trilhas / Distribuição digital
Somebody’s Waiting (2015) CD
CONTATO PROFISSIONAL
Site > http://shymusic.com.br/
Facebook > https://www.facebook.com/shymusic
YouTube > https://www.youtube.com/watch?v=7yID_sQW2LE